Medo do PKV: os aposentados em Kiel estão lutando com a explosão de contribuições!
Em Kiel, as contribuições para o seguro de saúde privado aumentarão em 2025, o que afectará duramente os reformados e os trabalhadores independentes. Conheça possíveis soluções.

Medo do PKV: os aposentados em Kiel estão lutando com a explosão de contribuições!
O que está acontecendo no mundo dos seguros de saúde privados? Uma análise da evolução mostra que os reformados e os trabalhadores independentes com baixos rendimentos se encontram numa situação tensa. Aviso de pensão 24 relata aumentos significativos de prêmios que estão causando preocupação crescente. No próximo ano, as pessoas em Kiel, por exemplo, pagarão uns impressionantes 938 euros por mês – um aumento de 35 euros. Esta tendência afecta muitas pessoas que estão seguradas privadas há muito tempo e que se perguntam como devem cobrir os custos do seu seguro de saúde.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, não surpreende que o centro de aconselhamento ao consumidor de Schleswig-Holstein registe um aumento nos pedidos de aconselhamento. Cada vez mais pessoas procuram soluções para fazer face à pressão financeira causada pelos contínuos ajustamentos dos prémios. O Dr. Hinrik Dotzer, ortopedista de Kiel, ressalta que nem todos os segurados privados têm bolsos fundos. Em particular, os trabalhadores independentes que não recebem qualquer auxílio têm de cobrir integralmente as suas contribuições para o seguro de saúde privado.
Causas e desenvolvimentos
De acordo com o economista da saúde Thomas Drabinski, as contribuições para o seguro de saúde privado aumentam cerca de 10% ao ano. Espera-se um aumento médio de 13% este ano. As razões para isto são complexas: o aumento dos custos do tratamento, o aumento da inflação médica e a necessidade de criar provisões para o envelhecimento desempenham um papel central. A evolução está a afectar particularmente os segurados mais idosos que estão sujeitos a tarifas que dificilmente são ajustadas há muito tempo.
Como resultado deste aumento de custos, muitos segurados abastados encontram-se sob pressão significativa. Cerca de dois terços dos segurados, cerca de 5,8 milhões, são afetados pelos aumentos. Private-krankenkasse-pkv.de relata que quaisquer aumentos nas contribuições são regulamentados por lei e só podem ocorrer se os custos reais incorridos se desviarem dos custos calculados em mais de 10 por cento.
Opções de ação para as pessoas afetadas
A questão permanece: o que os segurados afetados podem fazer? Para muitas pessoas, a mudança para o seguro de saúde legal (GKV) é quase impossível devido a requisitos rigorosos. Os segurados privados mais jovens têm melhores probabilidades se regressarem ao trabalho sujeitos a contribuições para a segurança social, enquanto os segurados mais velhos muitas vezes já não cumprem os requisitos para uma mudança. Mudar para uma tarifa diferente dentro do seu próprio seguro de saúde privado pode ser uma opção, mas advogados como Katrin Reinhardt alertam para possíveis restrições de benefícios.
No entanto, existem várias estratégias para combater o aumento dos prémios: Alterar as tarifas do seu próprio seguro pode fazer sentido para evitar custos elevados. Centro de aconselhamento ao consumidor oferece um modelo de carta grátis para obter as informações necessárias do PKV.
panorama
A pressão sobre os reformados e os trabalhadores independentes está a aumentar e muitos têm de gastar quase metade das suas pensões em seguros de saúde. A longo prazo, é portanto necessária uma reforma fundamental do sistema, a fim de aliviar os desafios para as pessoas afetadas. Resta saber se o seguro de saúde gratuito para crianças ou outras medidas serão introduzidos no futuro. Mas uma coisa é certa: o tempo é curto e os responsáveis são chamados a encontrar soluções para evitar dificuldades financeiras para os segurados.