Tempestade e evasões: Schleswig-Holstein nas notícias atuais!
Notícias atuais de Kiel: resultados de futebol, evasão escolar, expansão da energia eólica e avisos meteorológicos em 5 de outubro de 2025.

Tempestade e evasões: Schleswig-Holstein nas notícias atuais!
Atualmente há muito movimento em Schleswig-Holstein - não apenas no campo de jogo, mas também na área de energias renováveis. O Holstein Kiel conseguiu um empate emocionante em 1 a 1 contra o Darmstadt 98 na 2ª Bundesliga, enquanto o técnico Marcel Rapp tem um bom talento para enfatizar os lados positivos e ainda vê espaço para melhorias. O SC Weiche Flensburg também sofreu uma dura derrota por 5-3 contra o SV Meppen na Regionalliga Nord.
Mas não são apenas os resultados desportivos que chegam às manchetes. Uma análise dos desafios sociais mostra que o número de evasões aumentou para 2.770 no primeiro semestre de 2024/25, ou seja, mais 500 do que no ano anterior. As causas são óbvias: o stress psicológico, as crises familiares, as exigências excessivas na escola e a falta de sentimento de pertença causam problemas aos alunos. Pesquisas serão realizadas aqui até 2027 para melhorar a retenção dos alunos.
O clima e a colheita celebram o sucesso
O clima também está causando problemas para a população de Schleswig-Holstein: rajadas semelhantes a furacões e chuvas significam que o tráfego de ferry na Frísia do Norte está restrito e será até completamente interrompido no domingo. Embora algumas árvores tenham caído, os danos até agora permaneceram menores. Tempestades no Mar do Norte também estão em andamento e podem atingir a área nos próximos dias. Uma expressão de coesão regional, no entanto, é o maior desfile de Ação de Graças no norte da Alemanha, em Vaale, que conta com mais de 70 carros alegóricos e bandas marciais decorados de forma festiva. No domingo, um festival nacional da colheita também será celebrado em Wilster, incluindo um serviço religioso e uma milha de festival.
Em Barkelsby, porém, os bombeiros foram acionados: mais de 100 fardos de palha estavam em chamas e o telhado de um celeiro adjacente sentia o calor. Felizmente, não houve feridos e 100 bezerros foram salvos enquanto o corpo de bombeiros estava de plantão com quatro carros de bombeiros.
A expansão da energia eólica continua na via rápida
Um tema particularmente positivo é a expansão da energia eólica em Schleswig-Holstein. A região não só continua a ser um verdadeiro destino no sector das energias renováveis devido às suas muitas turbinas eólicas, como também está no topo da lista nacional de expansão da energia eólica. Em 2024, Schleswig-Holstein aprovou um total de 204 novas turbinas eólicas com uma produção total de 1,1 gigawatts, como schleswig-holstein.de. Esse desempenho supera todos os outros estados federais.
O processo de aprovação leva em média apenas 18 meses, enquanto a média nacional gira em torno de 23 meses. Isto significa: Schleswig-Holstein criou uma boa lei que promove a expansão das energias renováveis. No ano passado, foi estabelecido um novo recorde de 27,3 terawatts-hora (TWh) de eletricidade verde, o que significa que a produção de eletricidade verde mais do que duplicou nos últimos dez anos.
- 348 Windanlagen mit knapp 2 GW Leistung befinden sich derzeit im Genehmigungsverfahren.
- Zusätzlich wurden 489 weitere Anlagen mit insgesamt 2,7 GW Leistung genehmigt.
- Das Land visiert bis 2030 eine Erzeugung von 45 TWh an.
Para explorar plenamente o potencial futuro da região, é também necessária uma expansão das linhas eléctricas para direccionar a electricidade verde para onde for necessária. O novo governo federal é agora chamado a criar fiabilidade e segurança no planeamento para a transição energética. Além disso, há comentários críticos sobre a introdução de áreas temporárias de congestionamento na rede, que poderiam retardar a expansão.
Tanto a expansão da energia eólica como as questões relacionadas com a sustentabilidade ajudam Schleswig-Holstein a avançar no objectivo da independência energética e a dar um contributo valioso para a protecção do clima. O governo estadual tem uma mão muito boa aqui, porque o progresso não só garante nova eletricidade, mas também perspectivas de longo prazo no que diz respeito ao uso de eletricidade verde gerada regionalmente, por ex. para bombas de calor e mobilidade elétrica, como notas stadtwerke-norderstedt.de.
Globalmente, pode dizer-se: Schleswig-Holstein está em movimento e mostra que pode estar na vanguarda em muitas áreas - seja no desporto, na educação ou nas energias renováveis. Veremos como os desenvolvimentos continuarão e quais desafios o futuro trará.