TKMS acena para pedido de um bilhão de dólares: Problemas na Damen Naval retardam o projeto da fragata!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O TKMS em Kiel poderia receber um pedido de bilhões de dólares para fragatas da Bundeswehr devido a atrasos na Damen Naval.

TKMS in Kiel könnte durch Verzögerungen bei Damen Naval einen milliardenschweren Auftrag für Fregatten der Bundeswehr erhalten.
O TKMS em Kiel poderia receber um pedido de bilhões de dólares para fragatas da Bundeswehr devido a atrasos na Damen Naval.

TKMS acena para pedido de um bilhão de dólares: Problemas na Damen Naval retardam o projeto da fragata!

No norte da Alemanha, tudo gira em torno do estaleiro Kiel TKMS (ThyssenKrupp Marine Systems), que atualmente tem boas chances de ganhar uma encomenda bilionária da Marinha Alemã. O que está por trás disso? Um obstáculo inesperado no estaleiro holandês Damen Naval, que foi originalmente planejado para construir novas fragatas F126. Após problemas com a mudança de software e os atrasos resultantes, o estaleiro está tendo dificuldades para fornecer os dados de projeto necessários. Isso agora poderia beneficiar a TKMS, como Mercúrio relatado.

A Damen Naval recebeu originalmente o contrato para construir um total de seis fragatas para a Bundeswehr em 2020, com o valor total do contrato sendo de até dez bilhões de euros. As dificuldades na Damen Naval levaram o político de defesa Bastian Ernst, da CDU, a pedir o rompimento da cooperação. Isto é apoiado por uma apresentação do escritório de compras BAAINBW, que deve chegar ao ministro da Defesa, Boris Pistorius, esta semana.

Problemas e possíveis soluções

Os atrasos não são apenas um problema logístico, mas também têm implicações financeiras. O primeiro navio, que segundo o plano seria entregue à Bundeswehr em 2028, agora tem um cronograma instável. A aquisição das fragatas deverá continuar, mas sem a Damen Naval, como NDR destaques.

Um raio de esperança pode estar à vista para o estaleiro TKMS, no norte da Alemanha. Como solução provisória, a TKMS poderia entregar fragatas baseadas no tipo MEKO A 200. Este projecto já provou ser bem sucedido noutros mercados internacionais, como a Argélia e o Egipto, e poderá colmatar a lacuna a curto prazo. Também foi feita a promessa de que a moderna fragata F126 continuaria a fazer parte do planejamento naval alemão.

Competição e cooperação internacional

A situação também mostra como a concorrência e a cooperação estão estreitamente interligadas na indústria dos estaleiros navais. A TKMS não está apenas competindo com os estaleiros na Coreia do Sul, mas também tem vários pedidos internacionais em andamento, incluindo negociações com o primeiro-ministro canadense Carney sobre a construção de mais navios. No entanto, o Departamento de Relações Exteriores da Austrália informou que havia decidido contra uma oferta da TKMS. Apesar destes desafios, os acionistas da ThyssenKrupp estão a demonstrar grande apoio e decidiram quase por unanimidade numa reunião apoiar a sua empresa.

Os próximos meses poderão ser cruciais para o futuro da TKMS e de toda a indústria de defesa do Norte da Alemanha. Será emocionante ver se o estaleiro, com o empenho e o know-how que demonstrou, conseguirá superar o desafio de fornecer à Bundeswehr as fragatas urgentemente necessárias para que o vento em breve traga novamente um vento favorável aqui. Alto Espelho Portanto, há motivos suficientes para esperar que o estaleiro Kiel possa em breve estar no topo da lista de clientes.