Corpo de bombeiros de Lübeck se despede do lendário barco de bombeiros após 52 anos
Os bombeiros de Lübeck estão desativando o barco de bombeiros “Senator Emil Peters” após 52 anos e planejam construir um novo por 3,2 milhões de euros.

Corpo de bombeiros de Lübeck se despede do lendário barco de bombeiros após 52 anos
Um novo capítulo na história do corpo de bombeiros de Lübeck começa quando o antigo barco de bombeiros “Senator Emil Peters” é oficialmente desativado após 52 anos. Alto hl-live.de A decisão foi tomada no final de julho de 2025 e o barco, em uso incansável desde 1973, está agora em leilão. As licitações são possíveis até às 13h00 de sexta-feira. - uma última chance de adquirir um pedaço da história dos bombeiros de Lübeck.
A condição do “senador Emil Peters” tem sido preocupante ao longo dos anos. Mas o barco ainda estava pronto para navegar até ser desativado. Na primavera de 2025, o casco subaquático foi limpo e selado. No entanto, existem preocupações sobre a possível exposição ao chumbo ou ao amianto através da tinta de preservação. O novo proprietário também terá o cuidado de retirar o farol giratório e a inscrição “Corpo de Bombeiros” e não poderá usar o nome “Senador Emil Peters”.
Um sucessor moderno
Com a saída do antigo navio, o corpo de bombeiros de Lübeck também espera construir um novo barco de bombeiros moderno, que está em planejamento desde outubro de 2020. O contrato para a construção foi para a NECKAR-BOOTSBAU Ebert GmbH de Neckarsteinach, que atende aos elevados requisitos do corpo de bombeiros. O novo barco terá quase 20 metros de comprimento e poderá atingir velocidades de até 40 km/h. Também poderá operar em águas mais rasas graças à propulsão a jato d'água luebecker-hafenrundschau.de relatado.
É dada especial atenção à nova tecnologia de motores, que não só é potente como também cumpre os mais rigorosos padrões de emissões. Com esta tecnologia, as bombas do novo bombeiro poderão combater eficazmente incêndios em navios de até 40 metros de altura.
O novo bombeiro estava originalmente programado para ser entregue no final de 2022. No entanto, devido a alterações técnicas, dificuldades relacionadas com a pandemia e estrangulamentos de abastecimento, os planos foram adiados. Uma reunião de construção ocorreu em janeiro de 2024, durante a qual foram feitos importantes acordos detalhados sobre o casco do bombeiro. Os motores a jato serão soldados à fuselagem a partir da 18ª semana de calendário de 2024, de modo que a entrega está agora prevista para o final do verão ou início do outono de 2024.
Como é que o novo barco de bombeiros chegará às águas de Lübeck? Esta decisão – seja por navio de carga ou por motor próprio – ainda está pendente. Os cidadãos podem aguardar com expectativa os desenvolvimentos e como o seu corpo de bombeiros estará em breve equipado com a mais recente tecnologia.
Mais informações sobre o leilão do “Senador Emil Peters” podem ser encontradas em vebeg.de.