Lübeck de bicicleta: o transporte público e o uso da bicicleta atingem novos patamares!
Lübeck regista uma utilização crescente dos transportes públicos e das bicicletas. Os Verdes relatam progressos no desenvolvimento dos transportes até 2024.

Lübeck de bicicleta: o transporte público e o uso da bicicleta atingem novos patamares!
Quais são as tendências atuais no uso dos transportes em Lübeck? Uma pesquisa atual sobre mobilidade fornece insights interessantes. De acordo com os últimos números apresentados pelos Verdes de Lübeck, a quota de transportes públicos locais (ÖPNV) em Lübeck aumentou de 11% em 2018 para 14% em 2024. São uns agradáveis 3% a mais, o que também fornece as bases para um planeamento urbano orientado para o futuro. Isto também se reflete no uso da bicicleta, que passou de 21% para 26%. Poderíamos dizer que a população de Lübeck está pedalando em direção ao futuro!
Por outro lado, verifica-se uma evolução positiva no transporte privado motorizado. Isto caiu de 43% para 37% – uma diminuição de 6%. O tráfego de pedestres também caiu 3%. O porta-voz da política de transportes do Partido Verde, Arne-Matz Ramcke, destaca a clara tendência para a utilização da bicicleta e o declínio da utilização de meios de transporte motorizados. São sinais de uma mudança de consciência da população, que valoriza mais os meios de transporte sustentáveis.
Fatores para mudança
Um fator-chave para o aumento da participação do transporte público é o Bilhete Alemanha, que apoia a utilização do transporte público. Sascha Peukert, membro do comitê de construção, afirmou que projetos como a ciclovia na Ratzeburger Allee devem ser apresentados como os primeiros passos na direção certa. No entanto, são necessários mais projectos de expansão para atingir os objectivos de mobilidade. O programa de expansão planeado para o transporte por autocarro em 2024 é visto aqui como uma medida para aumentar ainda mais a utilização do transporte público, também como parte do plano diretor de proteção climática, que visa atingir uma quota de transporte público de 20%.
O declínio do transporte motorizado privado, em particular, mostra que os cidadãos estão cada vez mais dispostos a mudar dos seus automóveis para alternativas mais respeitadoras do ambiente. Isto está em linha com a tendência geral no país, onde, de acordo com o Mobilidade na Alemanha 2023 Estudo realizado entre maio de 2023 e junho de 2024, a proporção de viagens feitas de bicicleta estagnou em torno de 11%. Mas o compromisso com o ciclismo continua forte, sendo que um terço dos quilómetros percorridos são agora realizados em bicicletas eletricamente assistidas.
Desafios e perspectivas
Contudo, os desafios não devem ser subestimados. A “Cidade Velha da Rua da Bicicleta”, projeto anunciado desde 2019, está sendo implementada lentamente. Os chamados pontos de perigo, como a placa de tília e a ponte dos bonecos, também necessitam de melhorias urgentes. Existem numerosos apelos para uma expansão consistente da infra-estrutura cicloviária e outras medidas para promover a conectividade ambiental.
O plano de desenvolvimento dos transportes estabeleceu metas ambiciosas para o ano 2040: 30% de tráfego de veículos motorizados e 70% de conectividade ambiental. O progresso sugere que a cidade está no caminho certo. No entanto, resta saber com que rapidez as estruturas necessárias poderão ser implementadas para alcançar um conceito de mobilidade seguro e sustentável para Lübeck.