Lübeck em perigo: a qualidade do ar está tão ruim hoje!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra como será avaliada a qualidade do ar em Lübeck no dia 4 de dezembro de 2025 e quais as consequências para a saúde.

Erfahren Sie, wie die Luftqualität in Lübeck am 4. Dezember 2025 bewertet wird und welche gesundheitlichen Folgen sie hat.
Descubra como será avaliada a qualidade do ar em Lübeck no dia 4 de dezembro de 2025 e quais as consequências para a saúde.

Lübeck em perigo: a qualidade do ar está tão ruim hoje!

Em Lübeck, a qualidade do ar poderá voltar a ser conhecida pelo público. Uma estação de medição atual em Moislinger-Allee fornece informações sobre poluição com poeira fina (PM10), dióxido de nitrogênio e ozônio. Estes parâmetros são cruciais para avaliar o ar que respiramos todos os dias. No dia 4 de dezembro de 2025, foram novamente examinados os níveis de qualidade do ar e se está a ser mantido o valor limite para PM10, que é de 50 partículas por metro cúbico e pode ser ultrapassado no máximo 35 vezes por ano. Como valores preocupantes podem ter impacto na saúde, vale a pena dar uma olhada no histórico.

A qualidade do ar é dividida em diferentes categorias com base nos poluentes medidos. Valores acima de 200 µg/m³ para dióxido de nitrogênio, acima de 100 µg/m³ para poeira fina e acima de 240 µg/m³ para ozônio são considerados muito ruins. Mas as categorias menos extremas também não devem ser subestimadas: com valores de 101 a 200 µg/m³ para o dióxido de azoto ou 51 a 100 µg/m³ para poeiras finas, é melhor não realizar esforço físico ao ar livre, especialmente para pessoas sensíveis. Isto é urgentemente sensibilizado por n-ag.de.

Riscos para a saúde decorrentes da poluição do ar

A poluição atmosférica é considerada o maior risco ambiental para a saúde na Europa. Estima-se que as partículas em suspensão tenham causado pelo menos 239 000 mortes na UE em 2022, o que suscita um sério alarme. As pessoas estão frequentemente expostas a concentrações mais elevadas de poluentes, especialmente em áreas urbanas. A AEA também informa sobre os efeitos significativos para a saúde causados ​​pela exposição prolongada a poluentes atmosféricos.

As previsões mostram que a melhoria da qualidade do ar não é apenas desejável, mas também necessária. Até 2030, os poluentes atmosféricos deverão ser reduzidos em 55%, a fim de garantir de forma sustentável a saúde da população. Mas a realidade é muitas vezes diferente. Todos os anos, os fogos de artifício na véspera de Ano Novo lançam no ar cerca de 2.050 toneladas de poeira fina, sendo 75% liberadas naquela noite. Durante as celebrações depois da meia-noite, o nível de exposição pode aumentar dramaticamente, especialmente nas grandes cidades.

Perspectivas e medidas

Apesar da situação alarmante, as novas diretivas da UE sobre qualidade do ar, em vigor desde 10 de dezembro de 2024, podem representar um passo na direção certa. Estes regulamentos estão mais alinhados com as recomendações da OMS e destinam-se a melhorar ainda mais a qualidade do ar. A importância de medidas prospectivas torna-se particularmente clara quando se considera que mais de um terço das terras agrícolas na Europa está acima do limiar do ozono, o que tem consequências negativas não só para a saúde, mas também para a economia.

Os problemas são complexos, mas podem ser contidos com ações específicas. É, portanto, importante que tanto as autoridades como a população se unam para melhorar visivelmente a qualidade do ar em Lübeck e noutros locais. A responsabilidade por um bom ambiente não cabe apenas aos políticos – cada indivíduo pode dar o seu contributo através de decisões amigas do ambiente.