Qualidade do ar de Lübeck em 28 de setembro de 2025: Alarme de poeira fina ou está tudo bem?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Lübeck em 28 de setembro de 2025: As medições atuais da qualidade do ar para poeira fina e ozônio mostram desenvolvimentos e valores limite.

Lübeck am 28.09.2025: Aktuelle Luftqualitätsmessungen zu Feinstaub und Ozon zeigen Entwicklung und Grenzwerte auf.
Lübeck em 28 de setembro de 2025: As medições atuais da qualidade do ar para poeira fina e ozônio mostram desenvolvimentos e valores limite.

Qualidade do ar de Lübeck em 28 de setembro de 2025: Alarme de poeira fina ou está tudo bem?

A qualidade do ar em Lübeck está sendo monitorada de perto hoje, 28 de setembro de 2025. Vários poluentes no ar são registrados na estação de medição em Moislinger-Allee em St. O foco está particularmente nas partículas finas de poeira de tamanho PM10. O valor limite para estas partículas é de 50 por metro cúbico de ar, embora possa ser excedido 35 vezes por ano.

A estação de medição também determina valores para dióxido de nitrogênio e ozônio. Esses poluentes são divididos em diferentes categorias para avaliar a qualidade do ar. Valores muito baixos para dióxido de nitrogênio excedem 200 μg/m³, enquanto valores limite correspondentes acima de 100 μg/m³ e acima de 240 μg/m³ se aplicam a poeira fina e ozônio. Resultados fracos a moderados devem encorajar pessoas particularmente sensíveis a evitar esforço físico ao ar livre. Somente quando a qualidade do ar é “boa” ou “muito boa” não são esperados efeitos sobre a saúde. O Lübecker Nachrichten dá uma contribuição significativa para esta informação valiosa.

Melhorias na qualidade do ar

Notícias positivas vêm da Agência Federal do Meio Ambiente: em 2024, todos os limites de qualidade do ar em todo o mundo foram cumpridos. Dirk Messner, presidente da Agência Federal do Ambiente, salienta que foram tomadas medidas específicas para manter o ar limpo desde a UE até ao nível local. Devemos estes sucessos, entre outras coisas, à electrificação nos transportes e a normas de emissões mais rigorosas. No entanto, alertam os especialistas, ainda há um longo caminho a percorrer. Os valores-limite ainda datam de há mais de 20 anos e não estão mais atualizados. A OMS recomenda diretrizes significativamente mais baixas para proteger ainda melhor a saúde das pessoas. No futuro, valores-limite mais rigorosos também serão aplicados a partir de 2030, como também enfatiza Umweltbundesamt.

Contudo, as medições actuais mostram que 44% das estações de medição de dióxido de azoto e 4% de partículas em suspensão ainda não cumprem estas novas normas. Para melhorar ainda mais a qualidade do ar, também há planos para introduzir um índice nacional de qualidade do ar e medir partículas ultrafinas em determinados locais.

O perigo para a saúde dos poluentes atmosféricos

Os efeitos da poluição atmosférica na saúde são alarmantes. De acordo com relatórios da Agência Europeia do Ambiente, registaram-se quase 70.000 mortes por poeiras finas e mais de 28.000 por dióxido de azoto na Alemanha em 2022. Uma análise intensiva das directrizes de protecção de dados mostra que o simples cumprimento das recomendações da OMS poderia ter provocado uma redução maciça nas mortes. Demandas específicas que antecipam os valores-limite de 2028 e implementam os novos padrões na legislação nacional estão sendo levantadas pela Deutsche Umwelthilfe. Todos concordam: para proteger a população é necessária uma ação rápida. Deutsche Umwelthilfe também está certo de que as emissões de metano, em particular, devem ser reduzidas devido à poluição por ozônio.

A qualidade do ar continua a ser um tema constante de interesse público. Com o progresso contínuo e a consciência dos riscos para a saúde, poderemos em breve ver uma melhoria notável. O objectivo é claro: o ar que respiramos deve ser limpo e saudável – para nós e para as gerações futuras.