Qualidade do ar alarmante em Kiel: os níveis de poeira fina excedem os valores limite!
Neumünster fornece informações sobre qualidade do ar em 12 de setembro de 2025: dados sobre poeira fina, ozônio e proteção à saúde da população.

Qualidade do ar alarmante em Kiel: os níveis de poeira fina excedem os valores limite!
O que diz a qualidade do ar atual em Kiel? Em 12 de setembro de 2025, uma estação de medição na Bahnhofstraße registrou os valores de poeira fina (PM10), dióxido de nitrogênio e ozônio. Os dados mostram que a qualidade do ar depende significativamente das concentrações de poluentes medidas de hora em hora. O limite permitido para PM10 é de 50 microgramas por metro cúbico, o que permite 35 ultrapassagens por ano. O seguinte se aplica às medições: Se o dióxido de nitrogênio for superior a 200 µg/m³, a poeira fina for superior a 100 µg/m³ ou o ozônio for superior a 240 µg/m³, isso é considerado uma qualidade do ar muito ruim. Esta informação fornece sei on-line.
Como é exatamente a poluição do ar em Kiel? Na cidade, os poluentes que afetam a qualidade do ar são diversos. O monóxido de carbono, um gás incolor e inodoro, é criado pela exaustão dos carros e pela combustão incompleta. O óxido nítrico também contribui para a poluição do ar e pode ser convertido em elevados níveis de dióxido de azoto, que é considerado irritante. O ozônio se forma a partir dos gases de exaustão quando exposto à luz solar, tornando-o particularmente perigoso no verão. Estes detalhes são importantes porque o índice de qualidade do ar (IQA) classifica a qualidade do ar numa escala de 1 (muito boa) a 5 (muito má) e contabiliza o maior valor individual de poluente. Para pessoas sensíveis, como crianças, idosos ou pessoas com doenças anteriores, a poluição é um problema particularmente importante, explica qual o clima.
Qualidade do ar e riscos para a saúde
A poluição do ar não afeta apenas o meio ambiente, mas também a saúde humana. Já ocorreram 240.000 mortes prematuras devido a partículas na União Europeia. Pessoas sensíveis devem reduzir o esforço físico ao ar livre, especialmente quando a qualidade do ar é fraca. De acordo com os valores actuais, são esperados efeitos adversos para a saúde em condições de qualidade do ar muito fraca e, mesmo em condições moderadas, existem riscos para pessoas sensíveis. Por isso, é importante ter especial cuidado em Kiel quando os níveis de poluentes aumentam.
A influência das condições meteorológicas também não deve ser subestimada. Condições climáticas de inversão podem causar horas de poluição por poeira fina. As estatísticas também mostram que os fogos de artifício liberam cerca de 2.050 toneladas de poeira fina na véspera de Ano Novo, das quais 1.500 toneladas somente na véspera de Ano Novo. A poluição por poeira fina aumenta acentuadamente no curto prazo, mas pode diminuir rapidamente devido ao vento. São aspectos que nos preocupam a todos, porque os riscos para a saúde não podem ser ignorados. O foco deve estar na qualidade do ar, pois influencia significativamente não só as nossas atividades de lazer, mas também a nossa saúde.
Balanço e perspectivas
Globalmente, a qualidade do ar em Kiel tornou-se menos poluente nas últimas décadas, com as emissões de alguns poluentes a caírem cerca de 64% na Alemanha. No entanto, as excedências locais dos valores-limite continuam a ser um desafio. Por exemplo, a classificação publicada mais recentemente mostra que algumas cidades alemãs estão muito atrasadas no que diz respeito à qualidade do ar, enquanto Kiel pode apresentar-se como comparativamente melhor. Estatista sublinha a importância da monitorização permanente, a fim de continuar a garantir e, se necessário, melhorar a qualidade do ar para todos os residentes de Kiel.