Os políticos fazem campanha pela reabertura do quartel de Rantzau!
Neumünster está empenhado em reabrir o quartel de Rantzau. A unidade política e a importância estratégica são o foco.

Os políticos fazem campanha pela reabertura do quartel de Rantzau!
Em Boostedt, uma pequena cidade em Schleswig-Holstein, cinco partidos, juntamente com o presidente da Câmara Hartmut König (CDU), fizeram planos concretos para reabrir o antigo quartel de Rantzau. Isto ficou registado numa resolução que recebeu o apoio da CDU, do SPD, do FDP, do Grupo Parlamentar dos Cidadãos e da Aliança para os Cidadãos. Esta iniciativa está novamente na boca de todos desde o início de 2025 e culminou por ocasião do Dia dos Veteranos [kn-online.de](https://www.kn-online.de/lokales/neumuenster/plaene-fuer-ex-kaserne-boostedt-gemeinde-und-neumuenster-parteien-fuer-wied ereroeffnung-5WARZII2YVH6FJXJCPEZRC44PU.html?mst_prev_website=kn&mst_prev_page_id=R3HANYL7RVHFPN7XR5PEKM34XQ&mst_prev_link_type=article) relatado.
A razão para o regresso dos quartéis não se deve apenas a considerações históricas, mas também a realidades geopolíticas modernas. Os políticos enfatizam a responsabilidade pela defesa nacional no contexto europeu. O líder do grupo parlamentar do SPD, Frank Matthiesen, deu início à discussão após um evento em fevereiro. Os planos recebem o apoio de Hauke Hansen, presidente distrital da CDU, e do líder do grupo parlamentar do FDP, Peter Janetzky. Jürgen Joost, do grupo de cidadãos, enfatiza em particular a importância económica do quartel para a região. O prefeito König vê as condições-quadro adequadas em Boostedt e permanece otimista de que o Ministério Federal da Defesa tomará em breve uma decisão.
Experiências valiosas e vozes críticas
O encerramento do quartel em 2015 foi recebido com fortes críticas, inclusive por parte do ex-general Stephan Thomas, que descreveu a decisão como um grande erro. Thomas defendeu recentemente a criação de uma força de defesa aérea do exército em Boostedt e criticou a abolição desta unidade tendo em conta a crescente ameaça dos drones. Juntamente com Kristian Klinck, especialista em defesa do SPD no Bundestag, que também faz campanha pela reabertura, ele espera uma decisão este ano. Os dois enfatizam o apoio da comunidade, já que a construção do quartel levaria pelo menos cinco anos, a menos que “tudo fosse resolvido”, disse Thomas, como afirma dusseldorfnews.com.
O Quartel Rantzau tem uma longa história e foi considerado estrategicamente valioso. Dada a situação em Schleswig-Holstein, não muito longe de Neumünster, a sua reactivação também poderia servir a segurança regional. A necessidade e o interesse de revitalizar esta instalação militar existem, e a discussão sobre o assunto permanece atual à medida que o quartel continua a ganhar destaque político.
Um olhar para o passado e o futuro
O Quartel Rantzau não é apenas um local militar, mas também parte de um banco de dados maior que fornece informações sobre locais militares na Alemanha. Esta base de dados online está em constante expansão e documenta as mudanças estruturais na Bundeswehr desde 1956. Qualquer pessoa interessada na história militar ou no futuro do desenvolvimento de locais encontrará aqui informações valiosas, conforme observado em deutsche-militaerstandorte-nach1945.de.
As discussões e iniciativas políticas em curso mostram um forte sinal de unidade em Boostedt e Neumünster. Resta saber até que ponto estes esforços se reflectirão na reabertura do quartel de Rantzau e se a Bundeswehr irá em breve encontrar novamente o seu lugar neste local histórico.