Visível no céu: Cometa Lemmon encanta Schleswig-Holstein!
Saiba tudo sobre o cometa Lemmon, que estará visível em Neumünster a partir de outubro de 2025 – dicas de observação e aparições especiais.

Visível no céu: Cometa Lemmon encanta Schleswig-Holstein!
Nos próximos dias, o cometa Lemmon (C/2025 A6) será visível no céu noturno de Schleswig-Holstein. Como relata kn-online.de, o cometa era descoberto em Descoberto em 3 de janeiro de 2025 e está desfrutando de brilho crescente. Com um valor em torno de +5,7, agora é brilhante o suficiente para ser observado a olho nu em condições ideais.
Vale a pena observar: à noite o cometa pode ser encontrado baixo no céu do noroeste, enquanto pela manhã ele brilha alto no nordeste. Marco Ludwig, chefe do Observatório VHS Neumünster, recomenda o uso de binóculos para ver ainda melhor este fascinante corpo celeste.
Um espetáculo cósmico de um tipo especial
Os cometas são convidados verdadeiramente especiais no sistema solar. A maioria deles é invisível ao olho humano, mas Lemmon é uma exceção. “Os cometas são corpos celestes brilhantes e de cauda longa que fascinam as pessoas há milhares de anos”, explica uma visão geral de astro-blogger.de. Eles vêm das regiões frias do sistema solar, particularmente do Cinturão de Kuiper e da Nuvem de Oort, onde consistem em gelo, poeira e rocha.
O brilho do cometa aumentou de +21,5 quando foi descoberto para impressionantes +5,7. Este é um bom sinal de que está ficando mais brilhante à medida que viaja pelo interior do sistema solar. Isto se deve ao calor do Sol, que vaporiza o gelo do cometa e cria uma cauda impressionante à medida que o Sol se aproxima.
Dicas de observação para amantes de estrelas
A visibilidade do cometa será máxima na segunda quinzena de outubro. Como explica o Space.com, o cometa será visível perto da estrela Alkaphrah (Chi Ursae Majoris) na constelação da Ursa Maior em meados de outubro. É importante ressaltar, porém, que a luz da lua minguante pode obscurecer a visão do cometa.
No dia 21 de outubro, o cometa será visível na constelação de Boötes, seguido de uma passagem sob a Cabeça da Serpente na constelação de Serpens entre 26 e 27 de outubro. As madrugadas ou tardes da noite em locais escuros e longe das luzes da cidade são ideais para apreciar o espetáculo celestial em toda a sua glória.
Para astrônomos amadores, existem inúmeras dicas de equipamentos e fotografia para ajudar a capturar o cometa de maneira adequada. Aplicativos ou sites adequados como “Heavens-Above” ou “Stellarium” são recomendados para determinar com precisão a posição do cometa.
O cometa Lemmon poderá ser a estrela no céu de Schleswig-Holstein nas próximas semanas. Aproveite e observe este impressionante fenómeno natural!