Canteiro de obras da estação ferroviária de Pinneberg: atrasos até a primavera de 2026!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A renovação principal da estação ferroviária de Pinneberg será adiada até à primavera de 2026. Uma análise das medidas de modernização e financiamento.

Die Kernsanierung des Bahnhofs Pinneberg verzögert sich bis Frühjahr 2026. Ein Blick auf die Modernisierungsmaßnahmen und Finanzierung.
A renovação principal da estação ferroviária de Pinneberg será adiada até à primavera de 2026. Uma análise das medidas de modernização e financiamento.

Canteiro de obras da estação ferroviária de Pinneberg: atrasos até a primavera de 2026!

Os trabalhos de construção da modernização abrangente da estação ferroviária de Pinneberg começaram há uns bons três anos e, embora estejam a zumbir e a formigar, uma coisa é agora certa: a conclusão demorará mais tempo do que o planeado. Como NDR relatado, a meta de conclusão original foi definida para o verão de 2025. Mas dado o atual progresso da construção, os viajantes ferroviários provavelmente terão que esperar até a primavera de 2026.

A razão para os atrasos não se deve apenas a factores imprevistos, mas também à estrutura do edifício mais deficiente que foi descoberta quando a renovação principal começou em Maio de 2022. O trabalho continua e foram necessários esforços adicionais para fazer a estação brilhar com novo esplendor.

Detalhes e progresso do projeto

Felizmente, a primeira fase de construção, que consistiu na modernização da estação e na construção de uma nova passagem subterrânea de passageiros, foi concluída em julho de 2023. Esta primeira fase viu também a criação de um novo e amplo túnel pedonal, um passo importante para a acessibilidade que começou em outubro de 2018, como NAH.SH relatado.

Os custos totais do projeto rondam os 15 milhões de euros. Deste valor, uma subvenção no valor de 6,8 milhões de euros fluirá do Secretário de Estado dos Transportes, Dr. Thilo Rohlfs, para a DB Station&Service AG. Outros recursos vêm de fundos federais e de fundos próprios da Deutsche Bahn, o que significa que a modernização está totalmente garantida.

Estação ferroviária sem barreiras está sendo planejada

As medidas de acessibilidade, que são urgentemente necessárias para todos os viajantes, incluem uma variedade de inovações: desde um sistema de orientação táctil aos elevadores para todas as plataformas até à nova construção e ampliação das plataformas nas plataformas 3, 4 e 5. Estas melhorias estruturais fazem parte de um plano abrangente para criar estações de transporte sem barreiras, como esta BMV enfatizou.

Além disso, será instalado um novo teto de plataforma, com impressionantes 132 metros de comprimento, bem como novos sistemas de informação aos passageiros que permitirão aos viajantes monitorar mais facilmente suas conexões. A integração de tais medidas nas infra-estruturas existentes é um passo importante, especialmente para o número crescente de viajantes.

Com cerca de 20.000 pessoas embarcando e desembarcando todos os dias úteis, a estação ferroviária de Pinneberg é uma das estações ferroviárias mais utilizadas em Schleswig-Holstein. Então realmente há muita coisa acontecendo! E como a expectativa é grande, todos esperam que os próximos meses continuem a ser aproveitados com sucesso para preparar a estação para o futuro.

No geral, é claro que a modernização da estação não é apenas uma necessidade, mas também melhorará a qualidade de vida dos viajantes. Um brinde à boa sorte e a uma abertura rápida e pontual!