Lixeiras orgânicas à vista: controles mais rigorosos agora em 40 municípios!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de 15 de setembro de 2025, 40 municípios alemães irão reforçar os controlos sobre os contentores de lixo orgânico, a fim de reduzir o plástico e os contaminantes.

Ab 15. September 2025 verschärfen 40 deutsche Kommunen die Kontrollen von Biotonnen, um Plastik und Störstoffe zu reduzieren.
A partir de 15 de setembro de 2025, 40 municípios alemães irão reforçar os controlos sobre os contentores de lixo orgânico, a fim de reduzir o plástico e os contaminantes.

Lixeiras orgânicas à vista: controles mais rigorosos agora em 40 municípios!

Ao mesmo tempo que chega o outono, numerosas comunidades na Alemanha iniciaram uma iniciativa que é de grande importância para os cidadãos. Desde 15 de setembro de 2025, cerca de 40 municípios reforçaram o controlo dos contentores de resíduos orgânicos. Sob o lema “Separação de resíduos é protecção do clima”, os responsáveis ​​prosseguem o objectivo de controlar seriamente os contentores de resíduos orgânicos cheios incorrectamente e os problemas plásticos associados. Então relatado web.de que o plástico e outros contaminantes em particular são indesejáveis ​​no lixo orgânico.

Quais são as novas medidas? Os catadores de lixo são treinados para identificar contaminantes e, se houver muitos materiais indesejados, a lixeira de lixo orgânico simplesmente fica vazia. As famílias afectadas terão então de esperar custos até 40 euros se os seus resíduos orgânicos forem eliminados como resíduos residuais. Em Schleswig-Holstein, por exemplo, a campanha “Separação de resíduos é proteção climática: Schleswig-Holstein limpa o caixote do lixo orgânico” está a aumentar a sensibilização, enquanto na Baixa Saxónia, empresas de gestão de resíduos de vários distritos, incluindo Göttingen e Emsland, estão ativamente envolvidas ndr.de relatado.

Educação para o sucesso sustentável

As grandes dificuldades na separação dos resíduos são muitas vezes causadas pela ignorância. Muitos cidadãos não estão cientes de que os sacos de bioplástico compostáveis, por exemplo, não devem ser depositados no lixo orgânico porque demoram muito tempo a decompor-se. Com a nova regulamentação, em vigor desde maio de 2025, os resíduos orgânicos não podem conter mais de 1% de plástico e um máximo de 3% de substâncias estranhas no total. Antes dos controlos, várias escolas e instituições municipais foram informadas no sentido de sensibilizar a população, até porque os plásticos presentes nos resíduos orgânicos podem acabar no ambiente como microplásticos destatis.de tematizado.

Como tudo é especificamente controlado? Em alguns municípios são utilizadas tecnologias modernas, como sensores em caminhões de lixo que escaneiam o conteúdo das lixeiras de lixo orgânico. Caso os requisitos não sejam atendidos durante as inspeções, um adesivo será colado na lixeira solicitando a reclassificação. Se você ignorar este aviso, o conteúdo será descartado como lixo residual às custas do usuário. Em alguns distritos como Uelzen, a inteligência artificial é usada até para detectar plástico em resíduos orgânicos.

A campanha tem a duração de quatro semanas e pretende não só garantir uma melhor gestão dos resíduos, mas também promover comportamentos ambientalmente conscientes. Se os contentores de lixo orgânico forem preenchidos adequadamente, os agentes da lei podem até esperar por uma etiqueta de “obrigado” que forneça mais informações sobre a separação. Os restos de alimentos e resíduos vegetais que as famílias recolhem nos contentores de lixo orgânico são valiosos para a geração de energia em centrais de biogás e para a produção de húmus.

As verificações regulares podem, portanto, ser combinadas com o objectivo de aumentar a sensibilização para a gestão sustentável dos resíduos. Resta esperar que a campanha “Nós pelos Orgânicos”, que existe desde 2017 e é apoiada por mais de 80 empresas municipais de eliminação de resíduos, alcance o seu objetivo e inspire os cidadãos a encher corretamente os seus contentores de resíduos orgânicos.