A conversão de 200 instalações militares no norte da Alemanha foi interrompida!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Ministério da Defesa interrompe a conversão de 200 instalações militares em Schleswig-Holstein devido ao aumento das necessidades da Bundeswehr.

Verteidigungsministerium stoppt Umwandlung von 200 Militärstandorten in Schleswig-Holstein aufgrund gestiegenen Bedarfs der Bundeswehr.
O Ministério da Defesa interrompe a conversão de 200 instalações militares em Schleswig-Holstein devido ao aumento das necessidades da Bundeswehr.

A conversão de 200 instalações militares no norte da Alemanha foi interrompida!

Em 27 de outubro de 2025, o Ministério da Defesa interrompeu a conversão de propriedades de uso militar para fins civis. O pano de fundo é explicado por uma necessidade crescente de locais para a expansão planejada da Bundeswehr, que deverá crescer novamente para 260 mil soldados - uns impressionantes 80 mil a mais do que antes. Embora esta medida seja compreensível, também apresenta alguns desafios para as comunidades afectadas.

Um total de 200 propriedades foram afetadas, incluindo 187 antigas localidades militares de propriedade da Agência Federal Imobiliária (BImA) e 13 instalações ativas da Bundeswehr. Essas áreas serão transferidas para uma “reserva imobiliária estratégica” para que estejam disponíveis em curto prazo, se necessário, conforme relata n-tv.de.

Locais afetados em Schleswig-Holstein

Em Schleswig-Holstein, em particular, a parada de conversão afeta vários locais que esperavam para uso civil. As propriedades relevantes incluem o quartel Meierwik em Glücksburg, uma posição Patriot no campo de aviação em Leck e outras 21 antigas propriedades da Bundeswehr, como a antiga escola técnica da Bundeswehr em Kiel e o quartel Hindenburg em Neumünster. A decisão poderá, portanto, afectar os planos existentes dos municípios para a utilização civil das áreas.

Nils Hilmer, Secretário de Estado do Ministério da Defesa, admite que as implicações da decisão devem ser levadas a sério. Ele sublinha que, sempre que possível, o planeamento civil existente deverá ser tido em conta durante a implementação. No entanto, as cidades e os municípios enfrentam um enorme desafio: Christian Schuchardt, Diretor Geral da Associação Alemã de Cidades, já salientou que a decisão representa um grande obstáculo para os municípios.

Uma retrospectiva dos desenvolvimentos

A conversão de propriedades militares para uso civil começou na década de 1990, quando a Bundeswehr encolheu após o fim da Guerra Fria. Nos anos que se seguiram, o objectivo era fazer uma utilização economicamente sensata destas áreas, mas com a crescente necessidade de locais militares, tudo é diferente agora. A paragem não é apenas um retrocesso para uso civil futuro, mas também um sinal da mudança de rumo da situação de segurança, como observa a Associação Distrital Alemã.

As exigências e desejos das comunidades afectadas encontram-se agora confrontadas com condições estruturais alteradas que podem afectar rapidamente os desenvolvimentos na região. A discussão em curso sobre a utilização destas propriedades continua, portanto, entusiasmante à medida que a Bundeswehr embarca num caminho de crescimento que precisa de ser apoiado.