A gripe aviária está se espalhando: estábulos obrigatórios em Schleswig-Holstein!
Em Schleswig-Holstein, devido à gripe aviária, as aves são obrigadas a ser mantidas em estábulos em vários distritos, a fim de evitar a propagação.

A gripe aviária está se espalhando: estábulos obrigatórios em Schleswig-Holstein!
A gripe aviária está actualmente a espalhar-se na Alemanha e também mantém Schleswig-Holstein firmemente sob controlo. Em vários distritos, já foram promulgados requisitos estáveis de longo alcance para aves de capoeira, a fim de contrariar a propagação do vírus. Como relata ndr.de, uma ordem geral está em vigor no distrito de Pinneberg desde 28 de outubro, seguido por Dithmarschen, onde os estábulos são obrigatórios em certas áreas de risco desde outubro 29º. A partir de 30 de outubro, as empresas do distrito de Stormarn com 50 ou mais animais são obrigadas a manter os seus animais em estábulos.
A situação continua tensa. A partir de 1º de novembro, os distritos de Herzogtum Lauenburg e Segeberg, bem como o distrito de Steinburg, também introduzirão um requisito estável para empresas com 50 ou mais animais. Isto também se aplica, por exemplo, na Frísia do Norte, onde os estábulos são obrigatórios nas ilhas, Halligen e nas áreas de risco desde 29 de outubro. Aqui, as empresas devem manter pelo menos 50 animais para serem afetados. No resto do distrito, inicialmente este é o caso apenas para recintos com mais de 500 animais.
Situação e medidas em Schleswig-Holstein
O Ministério da Agricultura e a Associação Central da Indústria Avícola Alemã expressam preocupação e apelam a requisitos estáveis a nível nacional. O ministério descreve a situação como grave e vê a obrigatoriedade de estábulos como uma possível solução para combater a propagação da gripe aviária. Em Schleswig-Holstein, três explorações estão actualmente afectadas pela gripe aviária, com um total de quatro casos activos em animais mantidos. O Instituto Friedrich Loeffler também registrou 72 surtos em aves selvagens.
Ove Johannsen, da Frísia do Norte, diz que mantém os seus animais no estábulo desde meados de outubro e está preparado para a necessidade destas medidas. É um momento em que os agricultores devem equilibrar as suas perdas financeiras com um potencial de rendimento incerto. Embora a manutenção estável obrigatória assegure o rendimento, a manutenção estável voluntária conduz frequentemente a uma desvantagem em termos de preços. O Ministro da Agricultura, Staudte, apela, portanto, a uma compensação mais elevada para os proprietários de animais, a fim de amortecer as consequências económicas.
Transmissão e prevenção
A atual onda de gripe aviária, também conhecida como HPAIV (H5N1), não está apenas impactando a produção avícola, mas também afetando as aves selvagens. De acordo com tagesschau.de, mais de 200.000 animais, incluindo galinhas, gansos, patos e perus, já foram mortos devido a surtos na Alemanha só neste outono. Em Baden-Württemberg, cerca de 15.000 animais de uma única exploração tiveram de ser abatidos. Milhares de grous também foram vítimas deste vírus, agravando a situação preocupante.
O Ministro Federal da Agricultura apelou, portanto, ao aumento das medidas de proteção. As regras de higiene para os criadores de aves de capoeira devem ser observadas com maior rigor do que nunca, e os particulares são incentivados a evitar o contacto com aves selvagens doentes ou mortas e a transmitir este relatório às autoridades. A fim de conter a propagação do vírus, o Ministério Federal pede à UE que aumente os limites máximos para pagamentos de indemnizações, a fim de poder apoiar melhor as pessoas afetadas.
Tendo em conta esta evolução, o objectivo de todas as medidas tomadas até agora continua a ser prevenir novos surtos nas aves de capoeira e evitar danos à agricultura. Os esforços das autoridades são de alto nível, mas a migração das aves no Outono mostra mais uma vez quão difícil a situação pode ser.