Alerta de tempestade em Hamburgo: Joshua” traz risco de inundação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A tempestade “Joshua” traz rajadas de vento e alertas de tempestade para o norte da Alemanha. Medidas de segurança e informações atuais.

Sturmtief „Joshua“ bringt Windböen und Sturmflutwarnungen nach Norddeutschland. Sicherheitsmaßnahmen und aktuelle Informationen.
A tempestade “Joshua” traz rajadas de vento e alertas de tempestade para o norte da Alemanha. Medidas de segurança e informações atuais.

Alerta de tempestade em Hamburgo: Joshua” traz risco de inundação!

A situação no norte da Alemanha é atualmente tensa. KATWARN soou o alarme em Hamburgo por causa da violenta tempestade “Joshua”. Há avisos sobre uma tempestade nas costas; os níveis de água na área do Elba, em Hamburgo, estão entre 3,6 e 4,1 metros acima do normal. Estes avisos afectam particularmente áreas baixas, como o porto, HafenCity e regiões próximas do Elba. A recomendação é que os moradores mantenham seus veículos seguros para evitar danos. No entanto, o prefeito de Hallig Hooge, Michael Klisch, classificou a situação climática como “nada de especial”, já que Hooge está bem protegido por um dique de verão. Em contrapartida, outras áreas de Halligen, como Oland, são mais frequentemente afectadas por inundações.

Os primeiros efeitos da tempestade já foram visíveis quando a lota de peixe de St. Pauli foi inundada. Em Hamburgo-St. Pauli, no domingo, foi medido um nível de água de cerca de 25 cm acima da marca da tempestade, e nenhum incidente grave foi relatado até agora. Desde quinta-feira, a tempestade “Joshua” provoca ventos que chegam a 120 km/h, o que também afeta os moradores do bairro Stade, onde o alarme foi novamente acionado através do aplicativo de alerta Nina. A região de Altes Land, em particular, está no centro do risco de inundações, o que levou ao encerramento de espaços verdes públicos em várias cidades, como Hildesheim e Hanover. Até os mercados semanais tiveram de ser cancelados e as florestas estatais da Baixa Saxónia alertam contra a entrada nas florestas.

Tempestades e seu significado histórico

As tempestades não são nada incomuns na costa alemã. De acordo com uma definição, as tempestades são “aumento da água na costa causada por ventos fortes”. Quando os níveis da água sobem 1,5 metros acima do nível médio da maré alta (MHW), é uma tempestade. Se estiver mais de 3,5 metros acima do MHW, os especialistas falam de uma tempestade muito severa. Estes fenómenos ocorrem principalmente na primavera e no outono na costa do Mar do Norte.

A Baía Alemã é uma das áreas de maior risco de tempestades no mundo. Historicamente, as tempestades tiveram efeitos profundos, mudando o litoral na Idade Média e criando novas baías, como a Baía de Jade. Exemplos de tempestades devastadoras anteriores, como as inundações de Marcellus e a inundação do Natal de 1717, mostram quão perigosos tais eventos naturais podem ser. A última grande tempestade na Alemanha ocorreu em 1962 e teve efeitos devastadores nas cidades costeiras.

Precauções e recomendações

As autoridades tomaram inúmeras medidas de precaução. A Agência Marítima e Hidrográfica Federal espera que os níveis de água na costa do Mar do Norte estejam cerca de 1,5 metros acima da maré alta média. Ao mesmo tempo, o Serviço Meteorológico Alemão (DWD) alerta que há problemas nas folhas e recomenda não passar tempo ao ar livre. O ADAC também publicou dicas comportamentais para motoristas, orientando-os a evitar áreas florestais e reduzir a velocidade em caso de ventos fortes. Isto está a acontecer num contexto de aumento das viagens de regresso ao fim de semana, razão pela qual o planeamento antecipado é fortemente recomendado.

Com estes desenvolvimentos, espera-se que os preparativos dêem frutos e que danos maiores possam ser evitados. Fique seguro e preste atenção aos avisos das autoridades locais!