As gêmeas ursas polares Anna e Elsa deixam o zoológico à beira-mar: uma despedida para sempre!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As gêmeas ursas polares Anna e Elsa estão deixando o zoológico à beira-mar em Bremerhaven depois de quase cinco anos. Uma nova fase da vida começa.

Eisbären-Zwillinge Anna und Elsa verlassen den Zoo am Meer in Bremerhaven nach fast fünf Jahren. Ein neuer Lebensabschnitt beginnt.
As gêmeas ursas polares Anna e Elsa estão deixando o zoológico à beira-mar em Bremerhaven depois de quase cinco anos. Uma nova fase da vida começa.

As gêmeas ursas polares Anna e Elsa deixam o zoológico à beira-mar: uma despedida para sempre!

Uma história comovente chega ao fim no Zoo by the Sea em Bremerhaven. As gêmeas ursas polares Anna e Elsa, que nasceram em dezembro de 2019, tiveram que deixar o zoológico porque não é mais possível morar com a mãe Valeska. Depois de quase cinco anos de convivência harmoniosa, o idílio familiar chegou ao fim. Isto é relatado por Nordsee-Zeitung.

O nascimento dos dois ursos, inicialmente cegos e pesando apenas cerca de 600 gramas, causou grande agitação na época. Os primeiros visitantes vivenciaram a primeira ida dos gêmeos à área externa em março de 2020. Ficou claro então: algo muito especial foi criado aqui. Embora os nomes Anna e Elsa tenham ficado apenas em quinto lugar na busca por nomes, eles permaneceram inesquecíveis para ativistas e fãs dos direitos dos animais.

Uma despedida difícil

Dizer adeus a Anna e Elsa não será fácil para os tratadores e visitantes do zoológico. Nos próximos dias, os amantes dos animais terão a oportunidade de se despedir dos dois antes de se mudarem para o zoológico de Brno, na República Tcheca. No entanto, o momento exato desta mudança ainda não foi determinado. O motivo da separação da mãe é um passo necessário para o futuro dos animais - na natureza, os filhotes de ursos polares ficam com a mãe por cerca de 1,5 a 2 anos, explica Weser-Kurier.

A separação não foi espontânea; As repetidas tentativas de reunificação falharam depois que a família se separou. Isso significa que a base de fãs do zoológico, que conquistou os encantadores ursos em seus corações, agora está sofrendo. O pai dos dois, o urso polar Lloyd, deixou o zoológico há três anos e agora mora em Karlsruhe.

Informações sobre como manter ursos polares

Manter ursos polares é um tema controverso. Críticos, como a organização de defesa dos direitos dos animais Peta, denunciam as condições sob as quais os animais vivem nos jardins zoológicos como hostis às espécies. No entanto, muitos zoológicos argumentam que mantê-los é essencial para a preservação das espécies. No Zoológico de Karlsruhe, onde recentemente nasceu um filhote de urso polar, é sublinhada a importância de um programa de reprodução representativo. Estes programas de reprodução são aprovados pelo Programa Europeu de Espécies Ameaçadas (EEP), que promove a reprodução conservacionista de ursos polares sem pôr em perigo a já ameaçada diversidade genética.

As experiências positivas com ursos polares no jardim zoológico deixam claro que o apelo a uma criação adequada à espécie e ao manuseamento responsável desta majestosa espécie animal não só é justificado, mas também urgentemente necessário.