Mensagem milagrosa numa garrafa da Antártida: amizade através dos oceanos!
Johann Klages, da AWI em Bremerhaven, recebe inesperadamente uma mensagem em uma garrafa da Antártida, enviada em 2023.

Mensagem milagrosa numa garrafa da Antártida: amizade através dos oceanos!
A curiosidade e o mistério que envolvem os mares são sempre temas que nos cativam. Num caso particularmente fascinante, Johann Klages, pesquisador da Instituto Alfred Wegener em Bremerhaven, recebeu recentemente uma resposta a uma mensagem numa garrafa que tinha enviado durante uma expedição à Antárctida. A garrafa, que ele colocou na água ao norte de 60 graus sul no final de fevereiro de 2023, continha saudações de seus filhos, Eva e Anton, e foi enviada especialmente na época do Natal.
Quase três anos depois, na época contemplativa do Natal de 2025, a mensagem em uma garrafa chamou a atenção de quem a encontrou em Ocean Beach, na Tasmânia, a maior praia do estado. O descobridor, Toby Ray, que estava viajando com um amigo, descreveu sua descoberta como impressionante e comparou-a a procurar uma agulha em um palheiro. Sua tentativa de entrar em contato com Klages por meio de uma carta inicialmente falhou - ela foi devolvida como não entregue. Mas então ele encontrou Klages na Internet e começou o contato por e-mail. Isso levou a uma troca animada e os dois homens tornaram-se amigos.
Uma viagem cheia de surpresas
É difícil acreditar que a garrafa aparentemente percorreu pelo menos 15 mil quilômetros – e isso em no máximo 900 dias. Essa é uma velocidade média de 19 cm/s ou 0,7 km/h. Klages expressou surpresa com o fato de que a mensagem em uma garrafa, lançada na poderosa Corrente Circumpolar Antártica, na verdade acabou na Tasmânia. “Estou muito feliz que a mensagem em uma garrafa tenha chegado”, disse Klages.
Os aspectos científicos desta descoberta não devem ser subestimados. A garrafa derivou no sentido horário ao redor do continente Antártico, influenciada pela Corrente Circumpolar Antártica (ACC). Klages planeja investigar a deriva mais de perto, já que um vórtice provavelmente carregou a garrafa até a costa. Existe até uma bóia de medição perto do local que registrou alturas de ondas de mais de 15 metros nos dias anteriores à descoberta de Ray.
Um pedaço de história e ciência
As mensagens em uma garrafa não são apenas uma relíquia romântica de aventuras marítimas e saudações de feriados, mas também são usadas na ciência para medir correntes. O Agência Federal Marítima e Hidrográfica (BSH) mantém uma coleção impressionante de mensagens em uma garrafa que têm sido usadas para registrar correntes cientificamente desde o experimento de mensagem em uma garrafa de Georg Ritter Balthasar von Neumayer em 1864.
Com uma probabilidade de descoberta em torno de 10% e uma coleção de 662 cartas em uma garrafa devolvida pelo BSH, fica claro o quanto essas descobertas são inestimáveis para a ciência. No passado, perdas significativas, como a dos 30.000 animais de banho de plástico que caíram no mar em 1992, foram rastreadas para obter informações valiosas sobre as correntes oceânicas.
Johann Klages revela que está ansioso pelas próximas festas de Natal, onde a história da sua mensagem numa garrafa e o contacto com Toby Ray serão um tema muito especial. Ele partirá novamente para a Antártica no início de 2027 com o navio de pesquisa “Polarstern”, e podemos esperar para ver que novas surpresas o mar nos reserva.