Banheiros escolares em Bremen: A necessidade de reforma deixa os alunos desesperados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bremen está a começar a renovar as casas de banho escolares porque uma em cada oito casas de banho necessita de renovação. Higiene e limpeza são o foco.

Bremen startet Sanierungen von Schulklos, da jede achte Toilette sanierungsbedürftig ist. Hygiene und Sauberkeit stehen im Fokus.
Bremen está a começar a renovar as casas de banho escolares porque uma em cada oito casas de banho necessita de renovação. Higiene e limpeza são o foco.

Banheiros escolares em Bremen: A necessidade de reforma deixa os alunos desesperados!

As coisas parecem sombrias em Bremen no que diz respeito à limpeza e às condições dos banheiros escolares. Um estudo recente mostrou que um em cada oito sanitários necessita de renovação. Este é um sinal de alerta que não pode ser ignorado. Numa pesquisa da Rádio Bremen, os alunos avaliaram o estado dos banheiros escolares com uma nota média de 4,7, o que corresponde a cinco mais consecutivos. Mais de 2.200 participantes, principalmente estudantes, professores e pais, expressaram suas preocupações sobre as condições anti-higiênicas, como relata Weser Kurier.

As “Diretrizes de Limpeza da Cidade Livre Hanseática de Bremen” estipulam que as instalações sanitárias devem ser limpas diariamente. Mas na prática isso nem sempre parece funcionar. O vandalismo e a falta de equipamentos, como a falta de secadores de mãos e de produtos menstruais, agravam o problema. Um terço dos entrevistados está preocupado com atos de vandalismo cometidos por colegas de classe. Afinal, a Immobilien Bremen (IB) é responsável pela limpeza e manutenção dos banheiros, enquanto o Senador da Educação Sascha Aulepp (SPD) elogia o bom funcionamento da organização da limpeza dos edifícios.

Necessidades de investimentos e renovação

Embora as escolas anseiem por uma lufada de ar fresco nas instalações sanitárias, o custo total estimado para renovar todas as casas de banho, incluindo as que se encontram em condições moderadas, é de uns colossais 70,2 milhões de euros. No entanto, até ao momento não existe um orçamento específico para a renovação dos sanitários escolares. Cerca de 49 milhões de euros são gastos todos os anos em custos gerais de manutenção e renovação de edifícios escolares, mas apenas seis escolas beneficiam actualmente de trabalhos de renovação em curso. Estas medidas são normalmente realizadas durante as férias para não perturbar o funcionamento das escolas.

Os problemas são múltiplos: muitas das instalações sanitárias datam da década de 1960 e isto significa que os estudantes preferem muitas vezes usar a casa de banho em casa em vez de suportar as condições anti-higiénicas na escola. Os pais de alunos de uma escola primária em Schwachhausen chegaram a arrecadar 16 mil euros através de uma campanha de patrocínio para reparar eles próprios os sanitários da sua escola, de acordo com o Conselho Central de Pais de Bremen (ZEB).

Perspectivas para o futuro

A autoridade educativa já sinalizou que irá apoiar instalações sanitárias modernas e higiénicas nas escolas. Embora a cor das paredes e a explosividade do tema sejam discutidas em inúmeras reuniões do conselho consultivo, permanece a esperança de que a necessidade de renovação receba mais atenção e, acima de tudo, recursos financeiros no futuro. Seria desejável que a qualidade de vida das crianças na sua vida escolar quotidiana não fosse mais prejudicada por casas de banho sujas e obsoletas.

As discussões sobre as diretrizes de limpeza estão em andamento e o FDP já fez pedidos de revisão. O senador da Educação Aulepp permanece otimista. Só podemos esperar que em breve sejam adoptadas medidas abrangentes que ajudem os alunos a aprender onde se sentem confortáveis ​​- incluindo na casa de banho.