Mar de Wadden comemora 16 anos de Patrimônio Mundial da UNESCO: Descubra a costa!
Em 26 de junho de 2025, o Mar de Wadden celebrará seu 16º aniversário como Patrimônio Mundial da UNESCO com passeios e eventos gratuitos.

Mar de Wadden comemora 16 anos de Patrimônio Mundial da UNESCO: Descubra a costa!
No dia 26 de junho de 2025, celebraremos uma ocasião muito especial: o 16º aniversário do reconhecimento do Mar de Wadden como Patrimônio Natural Mundial da UNESCO. Neste contexto, a administração do parque nacional convida calorosamente os residentes costeiros a descobrir esta área natural única. De hoje a domingo, mais de 40 eventos em 22 locais ao longo da costa aguardam os participantes interessados, que podem contar com ofertas gratuitas para os locais. n-tv reportagens sobre caminhadas em lodaçais, passeios de história natural, passeios por salinas e diversas ofertas para famílias.
As atividades especiais oferecem aos habitantes locais a oportunidade de vivenciar de perto a beleza e a importância do Mar de Wadden, sob a orientação especializada de guias do parque nacional. É também enfatizada a responsabilidade dos residentes locais pela preservação deste património natural mundial, a fim de dar às gerações futuras a oportunidade de desfrutar deste extraordinário habitat.
A importância do Mar de Wadden
O Mar de Wadden estende-se de Den Helder, na Holanda, até Esbjerg, na Dinamarca e é conhecido pelo seu “valor universal excepcional”, como destaca a UNESCO. Em 2009, partes do Mar de Wadden alemão e holandês foram adicionadas à Lista do Património Mundial, enquanto áreas de Hamburgo e Dinamarca seguiram mais tarde. Medidas abrangentes de conservação desenvolvidas pela Dinamarca, Alemanha e Países Baixos desde 1978 garantem que a área permaneça praticamente intacta. unesco.de explica que toda a área mantém processos ecológicos importantes e inclui uma variedade de habitats.
Com mais de 2.300 espécies de animais e plantas vivendo em pântanos salgados e áreas marinhas, o Mar de Wadden é um habitat importante para inúmeras espécies. Cerca de 6,1 milhões de aves utilizam-no como área de descanso, muda e invernada. Todos os anos, entre 10 e 12 milhões de aves fazem a viagem para desfrutar da rica comida e da relativa intocabilidade desta região. Esta diversidade e disponibilidade de recursos alimentares é crítica para a sobrevivência de muitas espécies migratórias.
Desafios e medidas de proteção
Mas apesar desta impressionante biodiversidade, a região também enfrenta desafios. Por volta de Setembro de 2023, a UNESCO alertou que actividades como a extracção de matérias-primas no Mar de Wadden e nas suas margens poderiam pôr em perigo o estatuto de Património Mundial. Os estados foram solicitados a abster-se de testes de perfuração e extração de novas matérias-primas. A WWF fornece informações sobre ameaças existentes e emergentes, desde a pesca insustentável até aos efeitos das alterações climáticas. A utilização dos solos e a actividade humana devem ser cuidadosamente planeadas para garantir a conservação a longo prazo do Mar de Wadden.
Isto torna o compromisso dos habitantes locais a partir de hoje ainda mais importante, uma vez que os eventos dos próximos dias lhes darão a oportunidade não só de conhecer melhor o Mar de Wadden, mas também de contribuir activamente para a protecção deste habitat único.