Os alunos de Hamburgo brilham na competição de história!
O 29º Concurso de História do Presidente Federal 2024-2025 promove o exame das fronteiras históricas; mais de 6.720 crianças participaram.

Os alunos de Hamburgo brilham na competição de história!
Hoje é um dia especial porque estão sendo comemorados os vencedores do 29º Concurso Federal de História Presidencial. Este ano o foco está no tema “Fronteiras na História”, que motivou muitos estudantes de toda a Alemanha a participar nesta emocionante competição. Mais de 6.720 crianças e jovens envolveram-se e submeteram um total de 2.289 contributos. Esta rodada foi a de maior sucesso dos últimos 30 anos!
Particularmente dignos de nota são os 190 trabalhos submetidos de Hamburgo, que foram homenageados pela Senadora da Educação Ksenija Bekeris no magnífico Fórum Körber em HafenCity. O vencedor estadual, a escola secundária Kaiser-Friedrich-Ufer, também foi homenageado aqui e recebeu um prêmio em dinheiro de 2.500 euros. As realizações dos participantes são impressionantes: Helen Gärtner, do Kaifu-Gymnasium, pesquisou as fronteiras sociais e políticas na RDA, enquanto Adele Dittrich pesquisou a emigração através do porto de Hamburgo, tendo Albert Ballin como figura central.
Tópicos diversos e perspectivas interessantes
O que torna as contribuições enviadas tão interessantes? Além da pesquisa histórica clássica, também foram examinadas perspectivas modernas sobre fronteiras. Nike Takeuchi e Sarah Bartels trataram do Segundo Movimento de Mulheres Alemãs, enquanto outros estudantes trabalharam em temas como “Entre Hamburgo e Altona” e “Limites da Educação Escolar Feminina no Império”. Esta diversidade mostra que a importância das fronteiras vai muito além das fronteiras geográficas e pode incluir também questões sociais, políticas e éticas.
Também é surpreendente que muitas contribuições se concentrem em histórias familiares pessoais e experiências limítrofes. Os estudantes até expandiram suas pesquisas para Hungria, Coreia do Sul e países sul-americanos. As obras não abordam apenas aspectos históricos, mas também abordam questões atuais sobre fuga e migração.
Uma competição para o futuro
O concurso de história é organizado pela Fundação Körber de Hamburgo e pelo Gabinete do Presidente Federal desde 1973. O objetivo é estimular o interesse pela história e ao mesmo tempo promover a independência e o sentido de responsabilidade. Os alunos podem enviar seus resultados em diversos formatos, sejam trabalhos escritos, filmes, podcasts ou exposições, mostrando como o ensino de história pode ser versátil.
A atribuição das 250 vitórias estaduais é um primeiro passo, após o qual os vencedores têm a oportunidade de ganhar um dos 50 cobiçados prémios nacionais. Estes serão concedidos em 11 de novembro de 2025 pelo Presidente Federal Frank-Walter Steinmeier no Palácio Bellevue em Berlim. Os participantes da Escola Brecht de Hamburgo, da Escola Secundária Lohbrügge e de muitas outras escolas também foram premiados pelas suas contribuições notáveis.
Podemos esperar ver que histórias e percepções os alunos desenvolveram sobre as fronteiras na história e como estas continuarão a moldar a consciência histórica na Alemanha nos próximos anos.
Para informações detalhadas sobre as condições e temas do concurso, visite os sites Hamburgo, Körber-Stiftung e Bildung Saxônia recomendado.