Choque para os amantes do café: dois cafés de 44 m²” em Hamburgo estão fechando!
Cafés populares em Altona e Ottensen fecham; O proprietário Ilic concentra-se na restauração. Quem, onde, por quê? Saber mais.

Choque para os amantes do café: dois cafés de 44 m²” em Hamburgo estão fechando!
O panorama culinário de Hamburgo sofreu um grave revés nos últimos dias. Os dois populares cafés “44 QM” em Ottensen e Mitte Altona estão fechando as portas. Miroslav Ilic, o proprietário, anunciou o fechamento do café na Susanne-von-Paczensky-Strasse em abril. O último café em Ottensen fechará a partir de 1º de julho. Para muitos frequentadores, esta é uma notícia triste e já causou consternação nas redes sociais. “É uma decisão que não é fácil para mim”, disse Ilic.
Por que esta etapa? Ilic afirma que no futuro pretende apostar mais na restauração, o que lhe oferece mais flexibilidade e eficiência no dia a dia. Pense grande! Seus caterings são projetados para eventos com até 200 convidados, desde reuniões de trabalho até recepções de casamento. E não se preocupe, o conceito existente em Ottensen continuará sob uma nova operadora, mesmo que o nome mude.
Desafios da indústria da restauração
O encerramento dos cafés é mais uma prova de que a indústria da restauração na Alemanha enfrenta enormes desafios. Muitos empresários já se queixaram dos encerramentos, da falta de pessoal e do aumento dos preços. Alto foodnotify. com A indústria da restauração sofreu muito nos últimos anos, sobretudo devido à inflação contínua e à guerra na Ucrânia. Uma retrospectiva de 2022 mostra que embora o setor tenha registrado um aumento de 12,5% no número de funcionários, os números caíram 11,8% em relação a 2019.
As circunstâncias do BW dificilmente poderiam ser mais difíceis: a partir de 1 de janeiro de 2024, o IVA sobre alimentos e bebidas aumentará de 7% para 19%, com exceção das vendas para viagem. Uma catástrofe para muitos donos de restaurantes que se deparam com a questão de saber se podem repassar o aumento de preços aos consumidores. foodnotify. com relata que a digitalização pode ajudar neste contexto – por exemplo, através da utilização de robôs.
Situação económica e perspectivas futuras
Todo o mercado da restauração mudou significativamente nos últimos anos, de acordo com uma análise da g-wie-gastro.de mostra. Por exemplo, as vendas na indústria da restauração em setembro de 2023 são 12,6% inferiores às de quatro anos atrás. Apenas os restaurantes, pubs e cafés conseguiram manter-se relativamente bem, com um declínio de 4,1%. Um verdadeiro sobe e desce!
Apesar desses desafios, também existem oportunidades no ar. A indústria da restauração tem potencial para se redefinir através de tendências como a procura de produtos regionais ou o aumento de opções de alimentação saudável. Na verdade, 78% dos clientes disseram que gostam de jantar em restaurantes que oferecem produtos locais. Além disso, 80% dos donos de restaurantes já utilizam tecnologias de poupança de energia para reduzir custos e, ao mesmo tempo, operar de forma sustentável.
A indústria da restauração está numa encruzilhada e os próximos meses poderão ser cruciais para determinar a forma como esta indústria se desenvolve. Embora os cafés “44 QM” fizessem parte da cultura local de Hamburgo para muitos, a situação também mostra que são necessárias mudanças para sobreviver a longo prazo. Os sentimentos contraditórios em torno destes encerramentos serão certamente discutidos durante muito tempo.