Ataque incendiário em Hamburgo: carro do político da AfD Bernd Baumann destruído!
Em 3 de novembro de 2025, o carro do político da AfD, Bernd Baumann, pegou fogo em Hamburgo. A segurança do Estado está investigando um ataque criminoso possivelmente extremista de esquerda.

Ataque incendiário em Hamburgo: carro do político da AfD Bernd Baumann destruído!
Na manhã de segunda-feira, 3 de novembro de 2025, um incêndio criminoso em Hamburgo causou horror. O diretor parlamentar da AfD, Bernd Baumann, informou que o seu carro pegou fogo completamente em frente à sua casa em Othmarschen. O incidente ocorreu por volta das 3h20, enquanto Baumann dormia naquela noite. Cerca de duas horas depois, a segurança do Estado informou o político sobre o acidente.
Baumann tornou público o incidente através de um vídeo no qual podem ser vistos vários veículos incendiados, incluindo o seu. Nas gravações ele confirma que o carro destruído estava registrado em nome de sua esposa. Encontrar testemunhas que possam fornecer informações sobre os perpetradores é agora o objectivo da polícia, que até agora não teve sucesso nas buscas.
Antecedentes políticos
A situação torna-se ainda mais explosiva com uma carta de responsabilidade publicada na plataforma extremista de esquerda Indymedia. Apela ao apoio a grupos militantes antifascistas. Estas ligações deixam claro que este crime não ocorreu por um motivo inexplicável, mas está profundamente enraizado num clima político cada vez mais polarizado.
Curiosamente, este não é o primeiro ataque a Baumann no seu bairro. Um incêndio criminoso semelhante ocorreu em agosto de 2024, no qual o carro de um inquilino em seu prédio foi afetado. Tais incidentes levantam questões sobre a segurança de figuras políticas e das suas famílias, especialmente à luz de controvérsias políticas.
A agência de segurança do estado assumiu a investigação enquanto a polícia procura testemunhas. Perguntamo-nos: como evoluirá a situação e que medidas serão tomadas para prevenir tais ataques no futuro?
As circunstâncias que rodearam este ataque incendiário mostram mais uma vez quão complexo e multifacetado se tornou o cenário político na Alemanha. Resta esperar que os perpetradores sejam capturados rapidamente e que a segurança dos cidadãos, especialmente dos activistas políticos, possa ser garantida.