Infecção perigosa por Hib em Hamburgo: Pessoas mortas e novas estratégias de vacinação!
Casos de Haemophilus influenzae tipo b (Hib) ocorrem em Hamburgo desde agosto de 2025, com mortes e tratamentos em terapia intensiva.

Infecção perigosa por Hib em Hamburgo: Pessoas mortas e novas estratégias de vacinação!
A perigosa infecção bacteriana Haemophilus influenzae tipo b (Hib) estourou atualmente na cidade hanseática de Hamburgo. Alto Mercúrio Até hoje, 10 de agosto de 2025, 16 pessoas já apresentavam sintomas, três das quais infelizmente faleceram. A situação é grave porque muitas das pessoas afetadas necessitam de cuidados médicos intensivos.
O surto actual afecta principalmente consumidores de drogas e sem-abrigo. As autoridades de saúde observam que o Hib é transmitido através de gotículas respiratórias, o que significa que a bactéria pode ser transmitida através da tosse, espirro e até mesmo do compartilhamento de cigarros ou apetrechos para drogas. A transmissão é assustadoramente fácil e pode levar a doenças potencialmente fatais em poucas horas, conforme relatado pelo Farmácia olhe ao redor relatado.
Vacinações que salvam vidas
Na região hanseática, as vacinas estão agora a ser oferecidas em duas salas de consumo de drogas, a fim de chegar aos grupos de risco particularmente afetados. O Instituto Robert Koch (RKI) também comentou sobre isso e enfatizou que pessoas saudáveis geralmente não têm motivos para se preocupar. O patógeno pode existir na nasofaringe de adultos sem que eles próprios adoeçam as farmácias olham ao redor elabora mais.
A Comissão Permanente de Vacinação (STIKO) recomenda a vacinação contra Hib para crianças na Alemanha desde 1990. Esta vacinação provou ser eficaz, especialmente em crianças saudáveis com mais de cinco anos de idade que raramente sofrem de uma forma invasiva da doença. A STIKO está atualmente a analisar um ajuste nas recomendações de vacinação.
Estatísticas preocupantes
A taxa de vacinação entre os alunos que iniciam a escola foi de impressionantes 91,4 por cento em 2018. Mesmo que a maioria das infecções graves por Haemophilus influenzae não sejam causadas pelo Hib, a tendência já crescente para estes agentes patogénicos aumentou na Alemanha. Em 2024, foram registados mais de 1.000 casos de infecções invasivas por Hib em todo o país, devendo também ser tida em conta a importância da vacinação. Muitos adultos são portadores da bactéria sem sintomas, enquanto crianças não vacinadas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido estão particularmente em risco.
Importância da coleta de dados
Para combater este perigo invisível, é essencial uma recolha de dados fiável. Várias instituições devem trabalhar em conjunto para registar o estado imunitário e vacinal da população de uma forma personalizada e para avaliar com precisão os objectivos de vacinação Vacinação Nali enfatizou.
O surto de Hib em Hamburgo é um claro alerta para todos – mais atenção e medidas específicas não farão mal. Especialmente quando se trabalha com grupos de risco, a atenção deve ser colocada na educação e na prevenção, a fim de impedir a propagação destas bactérias perigosas e proteger a saúde das pessoas afetadas.