Profissionais de saúde escolar: Fortalecendo a saúde infantil em Hamburgo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A partir de 2025, Hamburgo terá profissionais de saúde escolar nas escolas primárias para promover a saúde e a prevenção infantil.

Hamburg verstetigt ab 2025 Schulgesundheitsfachkräfte an Grundschulen zur Förderung der Kindergesundheit und Prävention.
A partir de 2025, Hamburgo terá profissionais de saúde escolar nas escolas primárias para promover a saúde e a prevenção infantil.

Profissionais de saúde escolar: Fortalecendo a saúde infantil em Hamburgo!

Há movimento na saúde escolar em Hamburgo: a partir de 1º de janeiro de 2025, o projeto “Profissionais de saúde escolar nas escolas primárias de Hamburgo” estará firmemente estabelecido em onze escolas com baixo índice social. Este projeto inovador foi lançado em 2020 para oferecer às crianças dos cinco aos dez anos um melhor apoio à sua saúde física e mental na sua vida escolar quotidiana. O projeto visa conscientizar as crianças sobre o que podem fazer pelo seu bem-estar e experimentar comportamentos promotores de saúde. A iniciativa foi definida com um plano sustentável a longo prazo graças a cinco anos de financiamento e avaliação da Universidade Leuphana de Lüneburg, bem como hamburg.de relatórios.

Os profissionais de saúde escolar não só estão disponíveis para prestar apoio em problemas de saúde agudos como acidentes, dores ou mal-estar, mas também na detecção precoce de problemas de saúde. Você trabalha em estreita colaboração com professores, especialistas em educação e famílias dos alunos para criar um conceito holístico de promoção da saúde. Ofertas extracurriculares também estão incluídas nas medidas.

Feedback positivo e necessidades claras

A avaliação do projeto mostra resultados impressionantes: segundo os estudos, 98,5% dos professores gostariam que estes especialistas estivessem permanentemente presentes nas escolas. Além disso, 99,2% dos professores e 80,9% dos alunos conhecem os profissionais de saúde escolar. O apoio é apreciado por 84,4% dos professores, enquanto 98,6% dos alunos relatam efeitos positivos na sua saúde. Percebe-se também que pelo menos 71,9% do trabalho dos especialistas é em medidas preventivas e 68% dos alunos retornam rapidamente às aulas após incidentes de saúde.

Em Hamburgo, os profissionais de saúde escolar trabalham em várias escolas primárias, incluindo nos distritos de Wandsbek, Hamburg-Mitte, Bergedorf, Hamburg-Nord e Harburg. Isto mostra a importância de uma ampla cobertura para melhor apoiar as crianças no seu desenvolvimento individual e social.

Perspectivas internacionais

Ao mesmo tempo, o conceito de profissionais de saúde escolar não é apenas um fenómeno local, mas tem potencial internacional. Este modelo já está a ser implementado com sucesso em muitos países, embora ainda existam lacunas na investigação na Alemanha. De acordo com uma análise abrangente em gesundheitsforschung-bmftr.de, uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia dos profissionais de saúde escolar será realizada para obter insights sobre como esses profissionais podem aumentar a alfabetização em saúde dos alunos. Embora haja uma sugestão de que os estudos possam mostrar um efeito positivo na saúde e na qualidade de vida, resta saber quantos inquéritos significativos existem, especialmente na Alemanha.

Se os benefícios desta abordagem continuarem a ser baseados em evidências, poderá ter efeitos positivos de longo alcance nos cuidados de saúde dos estudantes em toda a Alemanha. Os desenvolvimentos em Hamburgo poderão, portanto, ser um passo importante na direcção certa para revolucionar a promoção da saúde nas escolas.