Futuro da orla do porto de St. Pauli: workshops começando em breve!
Hamburgo está planejando redesenhar a orla do porto de St. Pauli com um processo de workshop em três etapas a partir de setembro de 2025.

Futuro da orla do porto de St. Pauli: workshops começando em breve!
O que está acontecendo na orla do porto de St. Pauli? Nos dias 26 e 27 de setembro de 2025 o Autoridade do Ambiente, Clima, Energia e Agricultura para o workshop de lançamento. O futuro da popular paisagem portuária deverá ser redesenhado num processo de múltiplas etapas. O objetivo é desenvolver uma visão inicial para a orla do porto. Isto será mais do que apenas parecer bonito – os espaços abertos são a base da nossa vida urbana.
A orla do porto de St. Pauli é tratada em três etapas. A primeira fase é o workshop inicial, seguido de um workshop aberto de 6 a 8 de novembro de 2025, no qual as ideias iniciais serão apresentadas pelas equipes de planejamento e desenvolvidas em conjunto com o público e especialistas no assunto. O processo será finalizado com um processo de tomada de decisão nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2026, durante o qual especialistas, políticos e a sociedade civil selecionarão a melhor minuta.
Redesenhe com uma equipe de especialistas
A importância deste redesenho é demonstrada pelo facto de a autoridade querer contratar três equipas de planeamento de arquitectura paisagista para planear as áreas exteriores e realizar o processo de workshop. A licitação que está em andamento ausstellen-deutschland.de publicado afirma que o trabalho de design está estimado em mais de 1,7 milhões de euros. Os critérios de aptidão são elevados e incluem, entre outros, a prova de experiência profissional e a inscrição num registo profissional relevante.
O redesenho da orla do porto é como um quebra-cabeça em que as diferentes partes – lazer, relaxamento e aspectos ecológicos – devem ser montadas harmoniosamente. Porque, como o Institute for Open Space Development em seu site representa, espaços abertos como parques e praças são essenciais para a qualidade de vida em nossas cidades. Não só oferecem relaxamento, mas também dão um contributo valioso para a protecção ambiental e a biodiversidade, especialmente em tempos de alterações climáticas e urbanização.
Certamente haverá muita discussão nos próximos meses sobre como será a orla do porto no futuro. É claro que um diálogo aberto entre planeadores e cidadãos é essencial para enfrentarmos juntos os desafios do futuro.