AfD domina pesquisa em MV: SPD em mínimo histórico!
Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, a AfD alcançou 38% nas sondagens, enquanto o SPD caiu para 19%. As eleições estaduais em 2026 poderão alterar significativamente o equilíbrio de poder.

AfD domina pesquisa em MV: SPD em mínimo histórico!
Os ventos políticos sopram fortemente em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Num inquérito recente, a AfD obteve uma aprovação colossal de 38% e, portanto, continua a ser claramente a força mais forte no estado. ksta.de relatado. O partido mais do que duplicou este número em comparação com as últimas eleições parlamentares de 2021. Em contraste, o SPD caiu para 19%, um declínio tangível de cerca de metade do seu resultado anterior, e a vitória parece estar muito distante.
O SPD saiu vitorioso nas últimas eleições, mas a tendência agora mostra crescente insatisfação entre a população. Isto também é confirmado pelos 57% dos eleitores que estão insatisfeitos com o governo estadual vermelho-vermelho, enquanto 50% estão satisfeitos com o trabalho da primeira-ministra Manuela Schwesig, relata ndr.de.
Quem se beneficia com as fraquezas do SPD?
A CDU está presa a apenas 13%, registando o seu pior resultado da história, e também não pode beneficiar da fraqueza do SPD. A Esquerda, por outro lado, obteve ligeiros ganhos e atingiu 12%, enquanto os Verdes ficaram um pouco acima do limite de 5%. O FDP cai com resultado significativamente abaixo da média. O cenário político poderá mudar com novas alianças, à medida que a AfD ganhou força nas eleições locais e nas últimas eleições federais deste ano.
- AfD: 38%
- SPD: 19%
- CDU: 13%
- Linke: 12%
- Grüne: 5%
- Bundeswehr-Sozialverband (BSW): 7%
- FDP: unter 5%
O cientista político Jochen Müller esclarece o assunto e salienta que os elevados índices de aprovação da AfD indicam um cepticismo geral em relação ao sistema político. Apesar de todas as discussões sobre a classificação de extremista de direita e possíveis proibições partidárias, a AfD aparentemente não dissuadiu os seus eleitores. Müller espera mudanças no comportamento dos eleitores até a eleição de 20 de setembro de 2026.
Olhando para o futuro
A perspectiva de formar um governo após as próximas eleições poderá ser difícil. Dado que se espera que a coligação vermelha-vermelha seja eliminada, resta esclarecer como poderá surgir uma maioria. As alianças políticas contra a AfD são consideradas complicadas, especialmente entre a CDU e a Esquerda. A maioria só poderia ser alcançada por uma coalizão de quatro dos seis partidos no parlamento estadual.
Leif-Erik Holm, o presidente estadual da AfD, já tem ambições de desafiar o primeiro-ministro Schwesig no círculo eleitoral e assumir ele próprio o cargo. Embora as tendências políticas estejam a mudar, a insatisfação dos eleitores continua a ser um factor-chave que provavelmente moldará a próxima campanha eleitoral.