AfD está ganhando terreno: Leif-Erik Holm deveria se tornar primeiro-ministro em MV!
Leif-Erik Holm foi nomeado o principal candidato da AfD para as eleições estaduais de 2026 em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

AfD está ganhando terreno: Leif-Erik Holm deveria se tornar primeiro-ministro em MV!
O que está acontecendo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental? Numa conferência estatal do partido em Demmin, a AfD nomeou o seu membro do Bundestag, Leif-Erik Holm, como o principal candidato para as eleições estaduais de 2026. Com uma votação impressionante de 250 delegados e poucas abstenções, Holm foi nomeado candidato a primeiro-ministro. Ele próprio já anunciou: O objetivo é o governo único em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
Os resultados da pesquisa falam por si. A AfD está atualmente com 38 por cento, o que representa o dobro dos votos nas eleições estaduais de 2021. Por outro lado, o SPD, no poder, liderado pela primeira-ministra Manuela Schwesig, perdeu metade do apoio dos eleitores que tinha nas últimas eleições, com 19 por cento. Isto levanta a questão: Como irá este desenvolvimento afectar o cenário político em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental?
Desafio político e ambições
Holm também vê uma ligação com as próximas eleições na Saxónia-Anhalt, onde a AfD está com 40 por cento. “O vento favorável nos ajudará”, disse o novo candidato principal. Ele decidiu convencer os eleitores do distrito eleitoral de Schwerin, onde Schwesig também concorre. Holm quer assumir o mandato direto e tem um objetivo ambicioso em mente.
Mas nem todos dentro da AfD estão completamente satisfeitos com a situação. Antes da indicação, havia divergências sobre a candidatura na cúpula do partido. O co-líder estadual Enrico Schult, que não queria concorrer como candidato a primeiro-ministro, almeja, em vez disso, o primeiro lugar na lista estadual. Isto significa que a dinâmica interna do partido continua a ser uma questão estimulante.
Mudanças na transmissão e planos futuros
É também assim que Holm vê o panorama da mídia em seu foco. Como possível primeiro ato oficial como Primeiro-Ministro, anunciou a rescisão do Tratado de Radiodifusão Estatal e expressou críticas à radiodifusão pública. Isto sugere que Holm não quer apenas mudar o favorecimento dos eleitores, mas também as estruturas fundamentais do VM.
No entanto, a pesquisa eleitoral permanece apenas um instantâneo. Os dados recolhidos são projeções baseadas em vários fatores, tais como crenças políticas básicas ou resultados eleitorais anteriores. Os verdadeiros desafios ficarão claros nas próprias eleições. O erro estatístico nas sondagens situa-se entre 1 e 3 pontos percentuais, o que significa que não estão excluídas surpresas, como mostra a história eleitoral recente.
No geral, a AfD em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental tem agora um forte candidato no topo: Leif-Erik Holm. Ainda não se sabe se o partido conseguirá realmente mudar o cenário político no próximo ano. Uma coisa é certa: podemos aguardar com expectativa as próximas eleições estaduais.
Para mais informações você pode visitar a cobertura não on-line, Correio do Norte e Uau acompanhar.