Alerta vermelho: DAK alerta sobre danos causados ​​pelo calor em crianças em VM!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

DAK alerta: O calor põe em perigo a saúde das crianças em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Medidas são urgentemente necessárias!

DAK warnt: Hitze gefährdet die Gesundheit von Kindern in Mecklenburg-Vorpommern. Maßnahmen sind dringend notwendig!
DAK alerta: O calor põe em perigo a saúde das crianças em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Medidas são urgentemente necessárias!

Alerta vermelho: DAK alerta sobre danos causados ​​pelo calor em crianças em VM!

O calor nos mantém firmemente sob controle e não apenas em nossa sala de estar. O DAK publicou uma análise alarmante sobre a saúde das crianças e jovens em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, que alerta urgentemente para os perigos das temperaturas extremas. De acordo com os resultados do DAK, o risco para crianças e jovens dos 0 aos 17 anos aumenta sete vezes em temperaturas superiores a 30 graus. Os efeitos negativos para a saúde já podem ser observados em temperaturas acima de 25 graus. Estes dados foram recolhidos a partir de mais de 2 milhões de pedidos de serviços públicos e 164.300 medições de temperatura entre 2017 e 2022. Especialmente em dias quentes, quando o termómetro ultrapassa os 30 graus, mais de 80 crianças e jovens têm de ser tratados por insolação ou queixas semelhantes todos os anos. O chefe de estado do DAK, Andreas Mirwald, enfatiza, portanto, a necessidade de planos eficazes de proteção contra o calor para creches, escolas, parques infantis e campos desportivos.

Mas o que dizem os especialistas sobre este desenvolvimento preocupante? O presidente do BVKJ, Michael Hubmann, alerta que o número de doenças relacionadas ao calor provavelmente aumentará devido às mudanças climáticas. Embora existam inúmeras queixas relacionadas ao calor que não requerem necessariamente tratamento médico, sintomas graves, como exaustão pelo calor, requerem atenção médica.

Sinais de alerta e medidas de proteção

Médicos de todo o país estão alarmados. As associações profissionais da Baviera estão preocupadas com os riscos para a saúde das crianças causados ​​pelo calor extremo e pelos elevados níveis de radiação UV. Os meteorologistas estão prevendo a possibilidade de um dos meses de junho mais quentes já registrados. Na verdade, um recorde de calor poderia ser estabelecido em 2025. O BVKJ Bayern enfatiza que as crianças estão particularmente em risco devido à sua relação desfavorável entre área de superfície corporal e peso, menor produção de suor e maior necessidade de líquidos. A sua percepção de sede e sobreaquecimento muitas vezes não é tão pronunciada como a dos adultos.

Os sinais de alerta de superaquecimento incluem vermelhidão, dor de cabeça, náusea e tontura. Em casos graves, pode ocorrer respiração rápida e apatia, indicando insolação. Existe o risco de sobreaquecimento das crianças, especialmente quando espirram na água. Os sinais de desidratação incluem lábios secos e pegajosos, olhos fundos e aumento da irritabilidade.

Há uma necessidade crescente de ação

Para melhor proteger as crianças, os pediatras pedem planos uniformes de proteção contra o calor e ajustes estruturais em creches e escolas. Também devem ser fornecidas opções suficientes de bebidas e salas frescas. Em dias quentes, é aconselhável ajustar os horários das aulas e fazer pausas adequadas. Dominik Ewald, presidente da BVKJ Bavaria, deixa claro: “Devemos agir agora para garantir a saúde das nossas crianças em tempos de alterações climáticas”.

As dicas para os pais são simples, mas cruciais: deve-se oferecer água e bebidas sem açúcar em quantidade suficiente, roupas leves e chapéus são obrigatórios, assim como proteção solar regular para os filhos. Se houver sinais de superaquecimento, medidas de resfriamento devem ser iniciadas imediatamente e um médico deve ser contatado se os sintomas forem graves.

É claro aqui: as alterações climáticas e o aumento associado das ondas de calor representam um sério desafio para a saúde dos nossos jovens. Cabe a nós, como sociedade, tomar as medidas de proteção necessárias e proteger nossos filhos. O DAK, tal como os pediatras, exige que os decisores políticos finalmente tomem medidas e desenvolvam conceitos de protecção eficazes.

Para mais informações sobre os desenvolvimentos atuais, você pode ler os relatórios do DAK aqui e do jornal distrital Read aqui, bem como as informações detalhadas do BVKJ View [aqui](https://www.kinderaerzte-im-netz.de/news-archiv/melde/klimawandel-und-wärme-eine-growing- perigo-fuer-die-gesundheit-unserer-kinder/).