Expansão da fibra óptica em MT e Brandemburgo: valores recorde alcançados!
Anklam relata a atual expansão da fibra óptica na Alemanha, que atingiu 50% de todos os domicílios, com foco em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo.

Expansão da fibra óptica em MT e Brandemburgo: valores recorde alcançados!
Muita coisa está acontecendo na área de infraestrutura digital na Alemanha. Com uma taxa de 52,8%, a expansão da rede de fibra óptica atinge pela primeira vez metade dos domicílios, empresas e autoridades. Isto é demonstrado por um estudo atual da Associação Federal de Comunicações de Banda Larga (Breko). Particularmente dignos de nota são os estados federais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo, que estão a impulsionar a expansão com 61% e 63% dos agregados familiares, respetivamente. Outro ponto positivo é Schleswig-Holstein, com uma expansão quase nacional de 93%.
Por que isso é tão importante? Numa altura em que a Internet rápida é essencial para muitas áreas da vida, a necessidade futura de elevadas taxas de transferência de dados torna-se cada vez maior. Segundo Breko, uma conexão de internet de 50 Mbit/s ou mais é considerada banda larga. A fibra óptica é a opção mais poderosa. Não é certamente por acaso que o director-geral da Breko apela a uma estratégia para desligar as obsoletas redes de cobre. Afinal, a Deutsche Telekom detém uma participação de 41% na rede de fibra óptica, enquanto os membros da Breko representam juntos 59%.
Veja as taxas de conexão
Embora a taxa de expansão em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo seja impressionante, a realidade quando se trata de taxas de ligação é um pouco diferente. Em Brandemburgo esta percentagem é de 47%, em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é de apenas 35%. Para efeito de comparação: em Berlim os números são de taxa de expansão de 43%, mas apenas de 18% de taxa de conexão. Em todo o país, a taxa de conexão é de 27,3%. Portanto, ainda há muito potencial aqui que pode ser explorado.
O lento desenvolvimento noutros estados federais é particularmente notável. A Baviera está com 43% e Baden-Württemberg com 33%. No Sarre, a expansão ainda não está muito avançada, atingindo apenas 24%. Num país onde a digitalização é constantemente levantada como um problema, isto é um problema para muitos cidadãos.
Um apelo por mais digitalização
Karsten Wildberger, o novo Ministro Federal Digital da CDU, causou recentemente uma resposta positiva. Ele é elogiado por seus esforços para agrupar a digitalização em um departamento separado. Isto poderia ajudar a facilitar os processos de aprovação para expansão de fibra óptica. Dado que a expansão da rede de fibra óptica é definida como um “interesse público superior”, a esperança e a necessidade de uma Internet rápida são grandes.
Embora o movimento de Breko em direcção a um futuro digital poderoso seja promissor, resta saber se o progresso atingirá o ritmo desejado nos próximos anos. Para muitos, agora, mais do que nunca, é hora de definir ativamente o rumo para uma Alemanha moderna e digital e envolver todos os envolvidos.
Se quiser saber mais sobre os desenvolvimentos atuais na expansão da fibra óptica, você pode ler o estudo Breko e as estatísticas atuais no site Correio do Norte leia.