Os trens a bateria trazem uma lufada de ar fresco ao transporte local de Mecklenburg!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental introduzirá comboios movidos a bateria nos transportes locais a partir de 2027 para promover uma mobilidade amiga do ambiente.

Mecklenburg-Vorpommern führt ab 2027 Batterie-Züge im Nahverkehr ein, um umweltfreundliche Mobilität zu fördern.
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental introduzirá comboios movidos a bateria nos transportes locais a partir de 2027 para promover uma mobilidade amiga do ambiente.

Os trens a bateria trazem uma lufada de ar fresco ao transporte local de Mecklenburg!

O futuro do transporte ferroviário em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental parece promissor. Espera-se que os primeiros trens a bateria estejam em uso aqui a partir do final de 2027. A Companhia Ferroviária da Alemanha Oriental (Odeg) privada planeja implementar 14 desses trens ecológicos em Mecklenburg Ocidental. As rotas populares servidas pelo Odeg incluem as rotas de Rehna via Schwerin para Parchim, Parchim para Hagenow Stadt e Waren (Müritz) para Malchow, bem como o tráfego sazonal na ferrovia sul de Malchow/Parchim para Plau am See.

Mas a Odeg não está sozinha nesta missão. A Deutsche Bahn também planeja introduzir seus primeiros trens movidos a bateria na rede de transporte local Warnow II a partir de 2026. As rotas planejadas que abrirão a costa sudeste de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental são Wismar para Rostock e Bad Doberan para Graal-Müritz. Como n-tv informou, os trens são fornecidos pela empresa Stadler e têm autonomia de cerca de 100 quilômetros. Eles podem ser usados ​​não apenas em rotas operadas eletricamente, mas também em muitas rotas não eletrificadas onde a eletricidade provém das baterias.

Transporte local ecológico

A decisão de utilizar comboios a bateria representa um passo importante rumo à neutralidade climática. A Deutsche Bahn tem o objetivo de se tornar neutra para o clima até 2040. Isto é apoiado pelo desenvolvimento e promoção de tecnologias de propulsão de baixas emissões. Cerca de 80 por cento das rotas não electrificadas na Alemanha podem ser percorridas com estes novos comboios, que oferecem uma alternativa amiga do ambiente aos comboios convencionais a diesel que até agora representaram a maioria do transporte regional. O conforto destes trens também merece destaque: oferecem um total de 99 assentos, doze vagas para bicicletas e recursos modernos como WiFi, tomadas e banheiros adaptados para cadeiras de rodas.

A oficina de manutenção da Odeg em Parchim está em fase de modernização. A empresa está a investir 18 milhões de euros para isso, sendo 11 milhões de euros financiados pelo estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Isto mostra a seriedade com que os operadores encaram o seu plano de elevar o transporte local nesta região a um nível novo e sustentável.

Experiências de outros estados federais

Os primeiros trens a bateria já estão em uso em outros estados federais alemães, como Schleswig-Holstein, e estão ganhando importante experiência prática. Alstom e a Deutsche Bahn já estão testando o primeiro trem movido a bateria no transporte regional. Não se trata apenas de uma inovação técnica, mas também de como estes comboios podem ser integrados na vida quotidiana. A operação de teste já forneceu informações valiosas que deverão avançar ainda mais na transição dos transportes.

O semáforo para uma mobilidade amiga do clima está verde em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental - e o rumo foi traçado para transportes locais modernos e ambientalmente conscientes.

O desenvolvimento destas tecnologias não só permite uma melhor experiência de viagem para os passageiros, mas também dá um importante contributo para a redução das emissões dos transportes. Com a futura utilização de comboios movidos a bateria no transporte local, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental poderá em breve tornar-se pioneira na transição dos transportes na Alemanha.