Milagre sobrevive a acidente de avião: o britânico escapou da morte no último minuto!
Um sobrevivente do acidente da Air India, Owen Jackson, adiou o seu voo de regresso, escapando assim do desastre. 241 pessoas morreram.

Milagre sobrevive a acidente de avião: o britânico escapou da morte no último minuto!
Que reviravolta dramática do destino: Owen Jackson, 31 anos, deveria ter voado da Índia para a Grã-Bretanha no voo AI171 da Air India em 12 de junho. Mas no último minuto decidiu adiar o voo de regresso para sábado – uma decisão que lhe salvou a vida. Jackson estava no estado indiano de Gujarat a negócios, treinando colegas em um call center em Ahmedabad, quando ocorreu o acidente. O voo AI171 caiu logo após a decolagem, matando mais de 240 pessoas. De acordo com estimativas iniciais, pelo menos 270 pessoas morreram, incluindo transeuntes no terreno, o que aumenta ainda mais a tragédia desta catástrofe.
Durante a fase inicial de choque, a esposa de Jackson, Phillipa, não soube da mudança de planos do marido. Ela viveu na incerteza por duas longas horas até que o pesadelo acabou. Entretanto, a Autoridade Britânica de Acidentes Aéreos (AAIB) entrou em acção e anunciou que enviaria uma equipa à Índia para apoiar a investigação necessária. A Boeing também ofereceu o seu apoio à investigação, como costuma acontecer em casos tão trágicos.
O único sobrevivente
O único sobrevivente do acidente é Vishwash Kumar Ramesh, cidadão britânico de origem indiana. Ramesh, que estava voltando para o Reino Unido com seu irmão, relatou que o avião fez um barulho alto apenas 30 segundos após a decolagem, antes de cair. Tragicamente, seu irmão não sobreviveu ao acidente. Ramesh ficou com medo da morte durante o acidente e só escapou por uma pequena sala perto da porta. Durante aqueles minutos dramáticos, ele nem sequer esqueceu que estava sentado fora da fila da saída de emergência, fila 11A, directamente em frente à ala esquerda, o que tornou o silêncio após o choque ainda mais devastador.
Um médico disse que a condição de Ramesh “não era muito crítica” e que ele poderia receber alta do hospital nos próximos dias. No entanto, o trauma permanece profundamente enraizado e a perplexidade com o destino dos outros passageiros, incluindo alguns estudantes de medicina do Hospital e Faculdade de Medicina BJ, não dá lugar ao desânimo. De acordo com relatos da mídia, pelo menos três desses estudantes morreram, enquanto mais de 30 ficaram feridos.
A triste realidade dos acidentes aéreos
Os acidentes de avião ainda são uma realidade ameaçadora hoje. Embora o número de acidentes tenha diminuído nos últimos anos, o perigo permanece. As estatísticas mostram que foram registadas 233 mortes em acidentes de avião em todo o mundo em 2022. Antes da viragem do milénio, havia frequentemente mais de 1.000 vítimas por ano. Os acidentes na aviação comercial foram ainda mais reduzidos devido a inovações técnicas, como os assistentes de aterragem, mas muitos acidentes ainda ocorrem durante a aterragem.
No caso da Air India, a tragédia torna-se ainda mais chocante porque os passageiros eram de diversos países como Reino Unido, Canadá e Portugal. Este voo mostrou mais uma vez como a vida pode ser frágil e imprevisível. Embora os EUA felizmente tenham registado zero perdas de aeronaves por milhão de voos em 2022, ninguém esperaria um acidente tão terrível que agora afetou a todos.
A investigação continua e esperamos que os antecedentes deste terrível incidente possam ser esclarecidos em breve. Durante estes tempos difíceis, os nossos pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias.