Friedman avisa em Schwerin: A votação sobre a democracia da Alemanha aproxima-se!”

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Michel Friedman apelou a um maior compromisso com a democracia por ocasião da entrega do Prémio Johannes Stelling em Schwerin.

Michel Friedman forderte anlässlich der Verleihung des Johannes-Stelling-Preises in Schwerin mehr Engagement für die Demokratie.
Michel Friedman apelou a um maior compromisso com a democracia por ocasião da entrega do Prémio Johannes Stelling em Schwerin.

Friedman avisa em Schwerin: A votação sobre a democracia da Alemanha aproxima-se!”

A cerimónia de entrega do 20.º Prémio Johannes Stelling teve lugar em Schwerin, em 28 de outubro de 2025. No seu discurso, Michel Friedman, proeminente jornalista e advogado, instou os presentes a defenderem a democracia. “Nos próximos quatro a oito anos será decidido se a Alemanha continuará a ser uma democracia”, alertou o orador principal e ao mesmo tempo criticou a “cultura de debate subcomplexa” na Alemanha. Segundo Friedman, muitas pessoas tendem a evitar conflitos, o que é um desenvolvimento perigoso para a cultura de discussão da sociedade. “As divergências devem ser abordadas com respeito e não ignoradas”, acrescentou, ao mesmo tempo que enfatizou a necessidade de respeitar as decisões informadas de todos os eleitores. reportagens da n-tv.

O prêmio, entregue este ano a Silvio Witt, homenageia pessoas comprometidas com a coesão social. Witt, o ex-prefeito de Neubrandenburg, recebeu o prêmio por seu compromisso corajoso com uma Neubrandenburg colorida e tolerante, especialmente depois de uma disputa sobre o hasteamento da bandeira do arco-íris em maio de 2025. O Prêmio Johannes Stelling, que homenageia o político do SPD Johannes Stelling, assassinado em 1933, é dotado de 3.000 euros e é concedido pelo grupo parlamentar do SPD MV , como relata o grupo parlamentar do SPD.

Prêmios honorários por comprometimento

Além disso, foram atribuídos este ano três prémios honoríficos, cada um no valor de 500 euros. Esses prêmios foram para o International Football Club Rostock, o Conselho Estudantil da Cidade de Schwerin e os cidadãos comprometidos Eckart Hübner e Bernd Kleist. “Gostaríamos de homenagear as pessoas que trabalham ativamente contra a xenofobia e o extremismo”, disse Julian Barlen, presidente do grupo parlamentar do SPD, sobre o significado da cerimónia de entrega de prémios.

O confronto social com o racismo e a proteção contra a discriminação são temas centrais que Friedman também abordou. Ele enfatizou que a consciência do racismo cresceu na Alemanha e que as lutas pela emancipação das pessoas afetadas trouxeram mudanças importantes. A exigência de uma visão crítica do racismo, a protecção contra crimes de ódio racistas e a questão da discriminação quotidiana foram apresentadas como desafios urgentes que afectam actualmente a sociedade. O IDZ destaca em suas publicações que a coesão social e o racismo estão intimamente ligados e representam um desafio que deve ser superado.

Globalmente, a atribuição do Prémio Johannes Stelling constituiu um claro apelo à sociedade: todos são chamados a trabalhar activamente para preservar e defender os nossos valores democráticos. “Cabe a nós enviar os sinais certos”, disse Friedman.