Tribunal permite bebidas alcoólicas no festival Jamel rocks the Forester”!
O festival “Jamel rocks the Forester” acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto de 2025. A quadra permite o consumo de bebidas alcoólicas, mas não garrafas de vidro.

Tribunal permite bebidas alcoólicas no festival Jamel rocks the Forester”!
O festival de música e democracia “Jamel rocks the Forester” acontece agora com muita emoção. Nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, a pequena comunidade no norte pode esperar uma agitação colorida depois que o Tribunal Administrativo Superior de Greifswald finalmente derrubou a proibição do álcool no recinto do festival NDR relatado. O entusiasmo dificilmente poderia ser maior, mas com uma condição importante: as garrafas de vidro continuam a ser um tabu!
A disputa sobre o festival preocupa os tribunais há semanas. O distrito de Northwest Mecklenburg promulgou uma proibição do álcool, mas isto foi agora atirado ao pó com a última decisão do tribunal. O distrito também tentou cobrar uma renda pela utilização de terras pertencentes à comunidade, o que os organizadores fizeram questão de evitar. Para ser mais preciso, o valor deverá rondar os 8.000 euros, bem LTO relatórios.
O longo caminho para a aprovação
O certo é que o município de Gägelow, que já é considerado um reduto da cena extremista de direita, tem dificuldade em aprovar o festival. As informações da primeira decisão do Tribunal Administrativo de Schwerin são importantes aqui: O tribunal determinou que o município deve concordar com o contrato de utilização, que também rejeitou na primeira rodada. Entre outras coisas, o medo da falta de controle sobre o acontecimento foi um ponto central. Mas isso também levanta questões. Os especialistas suspeitam que motivos políticos estejam em segundo plano.
O festival em si tem uma história agitada: desde 2007 é realizado no jardim dos fundadores Horst e Birgit Lohmeyer, que tiveram de lidar com a hostilidade desde que se mudaram para a área dominada por extremistas de direita. O seu objectivo é claro: promover a democracia e combater o extremismo de direita.
Política versus clima de festa
As disputas sobre licenças lançaram uma sombra sobre o festival. Algumas vozes críticas das fileiras dos organizadores temem que as autoridades da assembleia possam ter como objectivo discriminar o festival com condições como a já mencionada proibição do álcool. “Algo está errado”, disseram os advogados dos Lohmeyers. Após a decisão da OVG, a autoridade emitiu um novo despacho regulamentar, que reduziu alguns requisitos, mas a questão central do consumo de álcool manteve-se em sala.
A alegria da decisão judicial é um tanto ofuscada pelas condições associadas ao festival. No entanto, permanece a esperança de que, apesar de toda a turbulência, os dois dias do festival sejam um grande evento onde os democratas possam comemorar.
No geral, pode-se dizer que “Jamel rocks the Förster” não é apenas um evento musical, mas também uma declaração política de importância, que os Lohmeyers defendem todos os dias. Só podemos esperar que, no final, os corações das pessoas batam mais depressa do que sugerem actualmente as discussões sobre arrendamentos e licenças.