HanseYachts em Greifswald: O trabalho reduzido e as demissões são iminentes!
A HanseYachts em Greifswald está introduzindo jornadas de trabalho reduzidas e planejando 190 demissões devido à queda na demanda e a uma situação difícil de pedidos.

HanseYachts em Greifswald: O trabalho reduzido e as demissões são iminentes!
Na tradicional cidade de Greifswald, onde as ondas do Mar Báltico atingem constantemente a costa, estão a surgir desenvolvimentos preocupantes entre os iates hanseáticos. O renomado estaleiro, conhecido por seus iates à vela oceânicos, planeja introduzir trabalho de curta duração até meados de agosto. De acordo com informações de NDR Esta medida deverá ser aplicada de meados de julho até ao final de agosto e é o resultado de uma diminuição notável da procura no mercado de iates.
Não há perspectivas animadoras para a força de trabalho. De acordo com o conselho de empresa, um total de 190 funcionários dos cerca de 740 funcionários terão que se demitir até o final do ano. As primeiras 60 demissões foram anunciadas em maio. A estrela informa que os despedimentos ocorrerão gradualmente e que também haverá cortes de empregos na unidade polaca de Goleniów.
Antecedentes da crise
O declínio nas encomendas está a ser sentido fortemente nos principais mercados, como os EUA e a Alemanha, e coloca grandes desafios à gestão da Hanseyachts. Para reduzir a perda de empregos, o trabalho com jornada reduzida é considerado mais sensato, segundo o diretor-gerente do IG Metall, Frank Prenzlau. Ele enfatiza que esta é uma solução melhor do que novas demissões.
A fim de apoiar o estaleiro na crise actual, o estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental concordou com um corte de cabelo e forneceu garantias para os Hanseyachts. Estas medidas foram consideradas pelo conselho de administração da empresa, liderado por Hanjo Runde, como essenciais para salvar a empresa. O Ministério da Economia de Schwerin confirmou a estreita troca de informações com os responsáveis, mas não quis revelar mais detalhes sobre como, por razões de processos em curso n-tv relatado.
Perspectivas e mudança de propriedade
Mas não são apenas os cortes de empregos que estão em jogo. O estaleiro planeja um novo rumo para melhor se adaptar às necessidades do mercado. Também foi anunciada uma mudança de propriedade: as ações da Aurelius serão transferidas para o empresário Andreas Müller da Áustria e Hanjo Runde. Isto poderia trazer uma lufada de ar fresco à história dos iates hanseáticos e talvez abrir novas perspectivas.
Resta saber se estas medidas serão frutíferas. Uma coisa é certa: o “Hanse 360”, eleito “Iate Europeu do Ano 2025”, mostra que os Hanseachts ainda têm um bom talento para a inovação. Resta saber como a situação na localidade de Greifswald evoluirá e se a empresa poderá voltar a ser “altamente popular”.