Alarme de gripe aviária: Mais de 525.000 animais mortos – estados federais afetados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A gripe aviária está a espalhar-se na Alemanha, afectando dez estados federais, especialmente Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, com perdas massivas de animais.

Die Vogelgrippe breitet sich in Deutschland aus, betrifft zehn Bundesländer, insbesondere Mecklenburg-Vorpommern, mit massiven Tierverlusten.
A gripe aviária está a espalhar-se na Alemanha, afectando dez estados federais, especialmente Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, com perdas massivas de animais.

Alarme de gripe aviária: Mais de 525.000 animais mortos – estados federais afetados!

A gripe aviária está de volta e está se espalhando de forma alarmante na Alemanha. Já foram registrados 48 surtos em dez estados federais e, desde o início de setembro, mais de 525 mil animais foram mortos por causa da agressiva variante do vírus H5N1. Os efeitos são particularmente visíveis na Baixa Saxónia, Brandemburgo e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. A situação é tão grave que em muitos distritos foi ordenado que as aves fossem mantidas em estábulos para evitar o contacto entre aves domésticas e selvagens. Funk alemã relata que houve uma mortandade massiva de grous em Brandemburgo, onde vários milhares de animais morreram.

O que isso significa para a indústria avícola? A situação atual representa um imenso desafio para agricultores e empresas. A vacinação de aves de capoeira contra a gripe aviária continua proibida na Europa, a fim de evitar a propagação não detectada do vírus. As medidas de combate às doenças animais consistem principalmente na detecção precoce de animais doentes e no abate rápido dos rebanhos afectados. O agressivo vírus H5N1 está agora a ser detectado de forma mais universal em aves selvagens, o que agrava ainda mais a situação já tensa. Alemães do Sul enfatiza que uma exigência de estabilidade em todo o país é vista como uma medida necessária para manter o vírus longe dos rebanhos.

Consequências para os agricultores

Os agricultores afectados enfrentam uma enorme perda de rendimentos. A indemnização pelos animais mortos baseia-se no preço de mercado e está limitada a 50 euros por animal. No entanto, o governo federal pretende aumentar este limite para até 110 euros. No entanto, isto teria de ser aprovado pelo Bundestag e pelo Bundesrat. Apesar dos desafios, os representantes da associação estão confiantes: Hans-Peter Goldnick, da Associação Central da Indústria Avícola Alemã, não acredita em explosões de preços a curto prazo para aves e ovos, enquanto Robert Schmack, da Associação da Indústria Avícola da Baviera, vê um possível aumento nos preços em conexão com a escassez a curto prazo.

A situação também tem impacto no mercado de gansos. A tradicional demanda por gansos de São Martinho e de Natal é perceptível, mas devido à situação de importação, onde 80% dos gansos vêm do exterior, não são esperados gargalos. De referir que as importações de carne de ganso para a Alemanha diminuíram mais de 50% nos últimos dez anos. No geral, 70% da carne de aves processada na Alemanha provém da engorda de frango. Os produtores, portanto, não só têm de se preocupar com a sua saúde, mas também com as suas carteiras e a razão de ser dos seus negócios, enquanto a gripe aviária lança a sua sombra à frente.

O que acontece a seguir?

Independentemente da situação actual, é concebível a utilização generalizada de vacinas na UE, sob condições estritas, a fim de apoiar as populações de aves de capoeira. No entanto, Marin Yotov, da associação comercial alimentar, considera que é demasiado cedo para prever o impacto na oferta e nos preços. As próximas semanas poderão ser cruciais, tanto para a saúde dos animais como para a rentabilidade da exploração. Os agricultores têm agora de mostrar boa gestão dos seus stocks, a fim de navegarem nesta pequena mas excelente tradição da indústria avícola alemã durante a crise.

Em resumo, é claro que a gripe aviária representa uma ameaça grave que afecta tanto o bem-estar animal como a estabilidade económica na Alemanha. Continuaremos a acompanhar de perto a evolução da situação e esperamos que as empresas afetadas recebam alívio em breve, enquanto todos cuidamos da saúde dos nossos amigos emplumados.