A Polónia ultrapassa a China: o comércio recorde com a Alemanha está em expansão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Güstrow destaca as crescentes relações comerciais da Alemanha com a Polónia e outros mercados da Europa de Leste em 2025.

Güstrow beleuchtet die steigenden Handelsbeziehungen Deutschlands mit Polen und anderen osteuropäischen Märkten im Jahr 2025.
Güstrow destaca as crescentes relações comerciais da Alemanha com a Polónia e outros mercados da Europa de Leste em 2025.

A Polónia ultrapassa a China: o comércio recorde com a Alemanha está em expansão!

A indústria de exportação alemã estendeu fortemente as suas antenas para leste e vê um grande potencial no comércio com a Polónia e os países vizinhos. Isto é particularmente evidente no volume de comércio com a Polónia, que aumentou 4,6 mil milhões de euros para mais de 90 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2025, um aumento de 5,4 por cento em comparação com o ano anterior. As exportações alemãs para a Polónia aumentaram 2,6 mil milhões de euros (+5,7%), enquanto as importações provenientes da Polónia aumentaram 2 mil milhões de euros (+5,2%). Estes desenvolvimentos colocam a Polónia no quinto lugar entre os parceiros comerciais mais importantes da Alemanha, logo atrás da França. O que é impressionante é que as exportações alemãs para a Polónia, no valor de 49,4 mil milhões de euros, excedem agora as exportações para a China (41,4 mil milhões de euros), o que mostra que a Polónia é agora o mercado de vendas mais importante para produtos alemães. Isso é relatado por nordkurier.de.

Parece que o comércio com a Ucrânia e outros países orientais também aumentou. No primeiro semestre de 2025, as exportações alemãs para a Ucrânia aumentaram mesmo 30%, para 4,6 mil milhões de euros. O Comité Oriental destacou a cooperação bem sucedida entre a Alemanha e a Polónia desde o alargamento da UE em 2004, o que apoia este desenvolvimento positivo.

Dinâmica e desafios comerciais

É claro que também existem desafios na negociação. No entanto, os actuais controlos na fronteira germano-polaca não têm impacto negativo na balança comercial, relatam as associações de logística. No entanto, a associação logística BGL apela a regulamentações especiais para a movimentação de camiões, especialmente tendo em conta as mais de 9,7 milhões de entradas e saídas de camiões sujeitos a portagens que foram registadas na fronteira em 2024.

No entanto, a situação na região não é tão otimista. As importações alemãs da Rússia caíram uns significativos 58 por cento, fazendo com que a Rússia caísse para o 12º lugar entre os 29 países comerciais do Leste. Este desenvolvimento poderá ter implicações a longo prazo para as relações comerciais e mostra quão perturbadoras as mudanças geopolíticas podem ser.

Perspectivas para o futuro

Os números da comparação anual mostram que as relações comerciais entre a Alemanha e a Polónia estão a estabilizar e a continuar a crescer. Em 2024, o volume do comércio externo germano-polaco ultrapassou o limite de 171 mil milhões de euros, fixando-se em 171,9 mil milhões de euros, o que representa um aumento moderado de 0,2 por cento. Tendo em conta estes aumentos, a Polónia é cada vez mais vista como um mercado atraente para os exportadores alemães, o que se aplica a todos os sectores.

Em resumo, deve notar-se que a Alemanha e a Polónia não estão apenas a caminhar para o sucesso económico, mas também enfrentam desafios comuns que trazem consigo oportunidades e riscos. A visão da região da Europa Central e Oriental tornar-se-á certamente ainda mais entusiasmante nos próximos anos, à medida que outros países, como o Cazaquistão, também ganham importância e surgem novas relações comerciais.