Colheita de carpa em MV: tradição encontra festival folclórico e novas ideias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A colheita da carpa começa em MV no dia 25 de outubro de 2025, acompanhada de festas e tradições. Os pescadores esperam uma rica colheita.

Am 25.10.2025 beginnt die Karpfenernte in MV, begleitet von Festen und Traditionen. Fischer hoffen auf reiche Ernte.
A colheita da carpa começa em MV no dia 25 de outubro de 2025, acompanhada de festas e tradições. Os pescadores esperam uma rica colheita.

Colheita de carpa em MV: tradição encontra festival folclórico e novas ideias!

A colheita da carpa começa neste fim de semana em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, um evento tradicional que atrai pescadores e curiosos. Os primeiros pescadores, incluindo o conhecido Andreas Frischke de Sternberg e os pescadores Müritz de Boek, já começaram a pescar. Com festas coloridas e inúmeras barracas, este ano volta a ser organizado um festival folclórico que pretende aumentar a antecipação da época natalícia. Centenas de espectadores são esperados para assistir à colheita da carpa, tradicionalmente servida no Natal e no Ano Novo. O festival correspondente em Lewitz foi anunciado para o fim de semana seguinte.

Mas à medida que os pescadores lançam as redes, surgem notícias preocupantes: a procura de carpa está a cair vertiginosamente. Como NDR informou que em 2024, nove empresas colheriam um total de 41,7 toneladas de carpa – um declínio drástico em comparação com dez anos atrás, quando dez empresas capturaram 193,9 toneladas. Steffen Steinbeck, de Müritzfischer, também observou este declínio do desenvolvimento e está a tentar neutralizá-lo, armazenando carpas, bagres e esturjões nos seus lagos e oferecendo águas de pesca aos turistas.

O renascimento da carpa Lewitz

Um raio de esperança poderia ser o trabalho de Hannes Wagner, que revitalizou a criação de carpas em Lewitz. Com um total de 160 hectares de área de lago e um investimento de 49 mil euros, entregue pelo ministro da Agricultura, Till Backhaus, Wagner pretende revitalizar a criação de carpa na região. Wagner, um negociante de madeira de 32 anos de Hoort, já adicionou 5.000 carpas pequenas aos seus tanques e espera uma colheita em breve. O seu objetivo é continuar de forma sustentável a gestão tradicional de lagos que já foi operada por Hermann Stahl.

O regresso à criação de carpa está também associado à construção de uma nova sala de processamento e venda para poder comercializar diretamente a carpa acabada de pescar. O festival de pesca em Neuhof no dia 1º de novembro promete atrair multidões, onde a carpa recém-pescada pode ser vendida. A gestão do lago Lewitz tem uma longa tradição, mas muitos dos sistemas necessitam de reparação; o último investimento significativo foi há anos.

Informações básicas sobre a produção de carpa

A carpa (Cyprinus carpio) é uma espécie de peixe central na aquicultura, não só na Alemanha, mas também em toda a Europa. Originalmente nativa da Ásia, a espécie se espalhou pela Europa através da criação e do comércio ao longo dos séculos. A carpa é particularmente popular como peixe alimentar nos países eslavos, enquanto o consumo está diminuindo cada vez mais na Europa Ocidental. Os produtos de carpa mais importantes provêm da indústria de lagos da Alta Lusácia, na Alemanha, onde ocorre uma parte significativa da produção de carpa alemã.

No geral, criar carpas é uma tarefa complexa que requer regulamentações legais e muito cuidado. É ainda mais gratificante que a preservação da tradição em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental esteja novamente a acelerar através de iniciativas como a de Hannes Wagner. O objectivo é claro: a criação de carpas não deve apenas ser mantida, mas também florescer.