Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: A energia eólica está crescendo apesar do atraso na aprovação!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a aumentar a expansão das energias renováveis, mas enfrenta longos processos de aprovação da energia eólica.

Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: A energia eólica está crescendo apesar do atraso na aprovação!
Algo está acontecendo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental no que diz respeito à energia eólica! No primeiro semestre de 2023, foram instalados aqui dez novos aerogeradores com potência total de 56,5 megawatts. Isto corresponde a um aumento impressionante de 45,4 por cento em comparação com o ano anterior. Um total de 1.853 turbinas eólicas estão atualmente ativas no país, que juntas produzem 3.852 megawatts, o que representa 5,9% da energia eólica total na Alemanha. popa.de relatado.
Embora os números pareçam positivos, ainda existem grandes desafios. Enquanto outros estados federais, como a Renânia do Norte-Vestfália, brilham com 117 novas turbinas e um aumento na produção de 97,8%, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental tem um dos mais longos períodos de aprovação para projectos de energia eólica na Alemanha, com impressionantes 45 meses. A média nacional é de 18 meses. Uma razão para isso é o grande número de mudanças legais que aumentaram nos últimos anos ndr.de.
Necessidade de recuperação para a transição energética
O país tem potencial para uma grande expansão de parques eólicos e solares, mas as aprovações demoram mais do que em outras regiões. Há uma clara necessidade de actualização, especialmente porque muitos procedimentos de aprovação são morosos devido a requisitos de protecção ambiental e à necessidade de relatórios adicionais. A Associação Estadual de Energias Renováveis informa que os processos complexos muitas vezes funcionam como gargalos. O Ministro da Economia, Reinhard Meyer (SPD), abordou isto claramente: “Temos de acelerar significativamente os procedimentos”, disse Meyer.
Um exemplo das dificuldades é o parque eólico de Wöbbelin, que aguarda aprovação há cerca de dez anos. Apesar da pouca resistência da comunidade, o processo foi significativamente atrasado devido a informações e auditorias adicionais, particularmente na conservação das espécies. Mesmo quando a aprovação foi finalmente concedida, as turbinas eólicas planeadas já estavam obsoletas, levando a uma nova aplicação para modelos mais modernos. Os investidores da Naturstrom ficam com uma perda de cerca de 500.000 euros no desenvolvimento de projetos, uma vez que o relatórios mostra.
O governo federal está seguindo o exemplo
O governo federal enfrentou o tédio do processo de aprovação com um projeto de lei. Em 24 de julho de 2024, foi aprovada uma nova lei que visa acelerar a expansão dos projetos de energia eólica e solar, bem como da edificação e ordenamento do território associados. Os regulamentos da directiva da UE sobre energias renováveis destinam-se a ajudar a aumentar a quota de energias renováveis no consumo final bruto de energia para pelo menos 42,5 por cento. Esta iniciativa poderia ser particularmente benéfica para Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, a fim de reduzir os prazos opressivos de aprovação. Além disso, estão sendo discutidas áreas especiais de aceleração para parques eólicos e solares, a fim de simplificar todo o processo pv-magazine.de relatado.
Progresso claro, mas ainda não é o fim do caminho! Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental tem a oportunidade de se tornar um pioneiro no domínio das energias renováveis. Mas, como acontece frequentemente na vida: a paciência é uma virtude, mas está lentamente a tornar-se paciência demais se o objetivo for um país com impacto neutro no clima até 2040. Resta saber se as novas medidas darão frutos e se o vento soprará na direção certa!