Mais funcionários e melhor qualidade: creches em MV estão em alta!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental está a melhorar a qualidade das creches através de mais pessoal e instalações educativas gratuitas a partir de 2025.

Mais funcionários e melhor qualidade: creches em MV estão em alta!
O que está acontecendo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental? A primeira-ministra Manuela Schwesig (SPD) e a ministra da Educação Simone Oldenburg (esquerda) estão empenhadas em melhorar as creches no estado. O objetivo deles é claro: a qualidade da educação infantil deve ser melhorada e as creches devem ser oferecidas gratuitamente. Oldenburg ilustra a importância da ligação entre uma boa educação e condições de trabalho de alta qualidade para trabalhadores qualificados. O governo estadual gostaria de melhorar significativamente a situação das creches com diversas medidas para aliviar a carga dos pais e dos especialistas. SVZ relata que inúmeras iniciativas já foram iniciadas.
Um exemplo dos esforços em curso é a publicação da declaração “Trabalhadores qualificados e saudáveis, boa educação: garantir pessoal e qualidade na educação infantil” pela Comissão Científica Permanente da Conferência dos Ministros da Educação e dos Assuntos Culturais. Esta declaração aborda aspectos cruciais como a saúde, a resiliência e as condições de trabalho dos educadores de infância e a sua influência na qualidade educativa e na igualdade de oportunidades. Oldenburg enfatizou que, apesar das melhorias já implementadas, são necessárias novas medidas para provocar mudanças duradouras.
Padronização para melhor qualidade
Um elemento central destes esforços é o acordo-quadro estatal recentemente assinado, que foi ratificado pelos principais intervenientes no setor de creches. O objetivo é padronizar as metas de desenvolvimento da qualidade, que incluem, entre outras coisas, uma chave uniforme de pessoal e desempenho, bem como diretrizes claras para o cálculo das horas de trabalho. Desta forma, serão trazidos até 700 especialistas adicionais para as creches, o que poderá trazer um enorme alívio às equipas existentes. O Ministro da Educação afirmou que o dinheiro dos impostos deve ser direcionado especificamente para as crianças e os educadores, a fim de trazer melhorias a longo prazo.
Mas e as qualificações dos trabalhadores qualificados? De acordo com um relatório atual fornecido pela Early Opportunities, o objetivo é qualificar até 85% do pessoal educativo com formação docente reconhecida ou um diploma universitário correspondente. Atualmente, este padrão só pode ser alcançado gradualmente devido à escassez de trabalhadores qualificados. Um primeiro passo estipula que uma quota de 72,5% será regulamentada de forma vinculativa apenas cinco anos após a entrada em vigor da Lei de Desenvolvimento da Qualidade.
A reação da população
No passado recente, houve vozes claramente audíveis dos cidadãos. Em meados de Outubro, cerca de 5.500 pessoas manifestaram-se em Schwerin contra os alegados cortes nas creches e no sector social. Mas o Ministério da Educação rejeitou estas alegações; Em vez disso, foi destacada a necessidade de uma melhor documentação da utilização dos fundos estatais. Resta saber se a confiança da população nas creches locais e na gestão dos recursos poderá realmente ser restaurada.
No geral, o espírito de optimismo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental em relação à educação na primeira infância é definitivamente perceptível. O compromisso do Primeiro-Ministro Schwesig e do Ministro da Educação Oldenburg poderá ser a chave para creches de melhor qualidade e bem equipadas que satisfaçam tanto as necessidades das crianças como as dos trabalhadores qualificados. Um grande projeto cujo progresso pode ser acompanhado com entusiasmo.