Administrador municipal em ação: Criando centros urbanos animados para MV!
Os administradores municipais de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental estão trabalhando em centros urbanos animados. Discussão em 10 de novembro em Neubrandenburg.

Administrador municipal em ação: Criando centros urbanos animados para MV!
Os centros das cidades de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental enfrentam um desafio maior: como trazer mais vida às ruas e praças muitas vezes vazias? 25 gestores municipais em todo o estado, tanto em cidades vibrantes como Rostock e Schwerin, como em cidades mais pequenas como Pasewalk e Schwaan, estão empenhados em revitalizar estes centros. Esses gestores não apenas organizam eventos, mas também atuam como elo de ligação entre a administração municipal e os empresários locais. “Temos que trazer as pessoas de volta aos centros das cidades”, disse um administrador municipal de Pasewalk, que convidou as pessoas para a campanha de compras de primavera para apresentar as ofertas locais. Durante e após a pandemia corona, o número de gestores municipais aumentou graças a um programa de financiamento do governo estadual, mas nem todos os cargos foram mantidos após o término do financiamento. O Ministério da Economia ainda vê Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental como estando bem posicionado em comparação com outros países.
Como é exatamente o suporte? Os gestores municipais ajudam com questões de licenciamento e constroem relacionamentos com os proprietários das lojas. Corinna Thieme, Administradora Municipal de Plau am See, é um bom exemplo de como o intercâmbio pessoal desempenha um papel central. “Conversar com empreendedores é fundamental para entender suas necessidades”, explica.
Fortalecendo as cidades do interior
O objetivo do estado é claro: fortalecer os centros altos e médios como importantes pólos de negócios e pontos de ancoragem do varejo, da gastronomia e do turismo. Como o VM do governo sublinha, são por isso promovidas diversas medidas. O foco está particularmente no desenvolvimento e implementação de eventos, na revitalização dos centros das cidades e na digitalização das cadeias de valor locais, a fim de estabilizar o retalho. É uma estratégia abrangente que inclui também a revitalização da restauração e do turismo nos centros das cidades.
Estes projetos são cruciais para os 95 centros primários, médios e seniores em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. A esperança é que, através de iniciativas criativas e de um desenho urbano activo, os centros das cidades se tornem espaços de experiência multifuncionais. E isso é necessário porque os desafios são grandes em muitas regiões rurais – a população está muitas vezes muito abaixo do que seria necessário para uma cidade viva.
Encontre a conversa
Em breve surgirá uma oportunidade especial: No dia 10 de novembro, às 20h. haverá uma discussão sobre o futuro dos centros das cidades na Beermann Arena em Demmin, moderada pela NDR “Talk vor Ort”. O compromisso e as ideias da região podem ser apresentados e discutidos aqui. Este tipo de intercâmbio é importante para descobrir o que as pessoas realmente querem e como os centros das cidades podem responder a isso.
Portanto, ainda há muito trabalho pela frente dos gestores municipais e dos responsáveis pela cidade. Mas com uma boa mão e o sentimento certo em relação às necessidades dos cidadãos, seria possível trazer de volta à vida os centros das cidades de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Será emocionante ver como a situação evoluirá e quais novos impulsos serão definidos nos próximos meses.