Choque de corrupção na Ucrânia: Ministros suspeitos detidos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um amplo escândalo de corrupção na Ucrânia afecta a comitiva do Presidente Zelenskyj, com detenções e demissões de ministros.

Ein umfassender Korruptionsskandal in der Ukraine betrifft Präsident Selenskyjs Umfeld, mit U-Haft und Rücktritten von Ministern.
Um amplo escândalo de corrupção na Ucrânia afecta a comitiva do Presidente Zelenskyj, com detenções e demissões de ministros.

Choque de corrupção na Ucrânia: Ministros suspeitos detidos!

As coisas estão a ferver na Ucrânia: um enorme escândalo de corrupção está a causar agitação e poderá ter consequências políticas de longo alcance. Alto Correio do Norte O escândalo estende-se ao ambiente imediato do Presidente Volodymyr Zelensky. Os primeiros tribunais já impuseram prisão preventiva a vários suspeitos, o que representa outro ponto baixo para o país, que tem sido dilacerado por guerras e crises.

Um suspeito deve permanecer sob prisão preventiva até 8 de janeiro, mas pode ser libertado sob fiança de 95 milhões de hryvnia (cerca de 1,94 milhões de euros). Ele está envolvido na ocultação de grandes somas de subornos da empresa nuclear estatal Energoatom. O sistema corrupto que gira em torno dos contratos públicos é alarmante: os acusados ​​teriam exigido 10 a 15 por cento do valor do contrato como suborno, o que colocou mais de 80 milhões de euros nos bolsos de alguns actores corruptos.

Impacto político e demissões

O escândalo não está apenas a causar problemas ao Presidente Zelensky - dois ministros, a Ministra da Energia, Svitlana Hrynchuk, e o seu antecessor, Herman Halushchenko, também se demitiram sob pressão pública. A primeira-ministra Yulia Svyrydenko anunciou que solicitaria a demissão dos dois no parlamento. Isto surge no contexto de que os estados do G7 e os doadores internacionais querem manter o seu apoio à Ucrânia, apesar dos desenvolvimentos actuais.

As alegações destacam a corrupção generalizada na Ucrânia. Estatísticas de Estatista mostram que a percepção da corrupção na Ucrânia tem sido consistentemente elevada há anos. O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) da Transparência Internacional destaca os desafios que o país enfrenta e indica que a corrupção é vista como um sério obstáculo à governação justa.

O desafio da corrupção

A corrupção não é apenas entendida como o abuso de uma posição de confiança para obter vantagens ilícitas, mas também tem efeitos negativos profundos na democracia, no Estado de direito e na capacidade de superar desafios sociais. Um olhar sobre a história do termo mostra que a corrupção tem origem no latim “corruptio” e é conhecida em alemão desde o século XV Wikipédia explicou.

O combate à corrupção exige uma abordagem transparente, quadros jurídicos claros e conformidade com os regulamentos de documentação. Em toda a Europa, incluindo a Alemanha, a administração pública é altamente suscetível a ações corruptas. Existe, portanto, uma enorme pressão sobre o governo ucraniano para que introduza as reformas necessárias.

Em conclusão, pode resumir-se que o actual escândalo não é apenas um teste para a Ucrânia, mas também testa a confiança dos doadores internacionais. Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 apelam a uma luta decisiva contra a corrupção e a um cessar-fogo imediato no conflito na Ucrânia para abrir caminho às negociações. Nesta situação de crise, são necessárias medidas decisivas para reconquistar a confiança da população e restaurar a integridade do Estado.