Artistas internacionais transformam Wesenberg: esculturas e criatividade!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Artistas internacionais enriquecem o Parque de Esculturas Wesenberg com projetos inovadores e um programa de residência dinâmico.

Internationale Künstler bereichern den Skulpturenpark Wesenberg mit innovativen Projekten und einem dynamischen Residenzprogramm.
Artistas internacionais enriquecem o Parque de Esculturas Wesenberg com projetos inovadores e um programa de residência dinâmico.

Artistas internacionais transformam Wesenberg: esculturas e criatividade!

A arte floresce ao máximo nos arredores pitorescos de Wesenberg. O Parque das Esculturas, parte da conhecida “iniciativa #MuseoConectado” do Museu Cristobal Gabarron, tornou-se um pólo cultural. Esta iniciativa supera as limitações físicas da sede em Mula, Espanha, e permite aos artistas apresentarem os seus trabalhos num ambiente natural único. Com a sua parceria de dez anos, a Fundação Peter Wilmot Thomson deu um contributo significativo para a criação do “museu de peregrinação”, que inclui agora uma impressionante colecção de 25 grandes esculturas da “Trilha Gabarron”, bem como 12 pinturas nas galerias interiores, como Nordkurier relatórios.

A finalização desta exposição de arte única reuniu artistas internacionais que apresentaram os seus projetos criativos. Um número surpreendente de visitantes, incluindo Tjeerd de Yeet da Suíça, ficou entusiasmado com os processos de transformação artística e as animações 3D inovadoras. Foram também apresentados murais que combinam técnicas artísticas tradicionais com elementos modernos, bem como projetos para uma futura instalação multimédia de grande escala. Os protótipos vêm do premiado coletivo de artistas Laramascoto, da Espanha.

Diversidade artística e temas ecológicos

A artista chilena Solange Contreras Pavez colocou de forma impressionante a crise ambiental no centro do seu trabalho ao tecer têxteis, bordados e instalações num todo. O artista colombiano Nadir Figueroa impressionou com uma obra monumental site-specific sob o lema “Memória e Paisagem”. Numa palestra igualmente inspiradora, a curadora Shirley Au falou sobre os seus projetos de investigação sobre arte ecológica em diversas regiões, combinando mapeamento visual e sensorial do Parque Nacional Müritz com estudos literários e filosóficos.

O Open Studio destaca o compromisso do Museu Gabarron em transferir conhecimento e conectar a comunidade. Estes esforços fazem parte do Programa de Residências Artísticas Internacionais, que será implementado em 2024 com o objetivo de promover intercâmbios criativos entre profissionais de diferentes nacionalidades e disciplinas. A conclusão das residências de 2025 será celebrada numa exposição conjunta no Museu Cristóbal Gabarrón em Mula, no outono de 2026, projetando outro importante diálogo artístico num novo contexto expositivo.

Informações de visita para amantes da arte

Se você quiser experimentar a arte impressionante oferecida em Wesenberg, poderá facilmente encontrar o parque de esculturas. Uma rota recomendada a partir de Berlim é via Löwenberg, Meseberg e Rheinsberg, e o estacionamento é gratuito no local. No entanto, recomenda-se cautela ao usar um sistema de navegação: podem ocorrer declarações falsas, razão pela qual o endereço deve ser definido diretamente para 17255 Wesenberg. Existem inúmeras placas de sinalização no local para as propriedades dos artistas perto de Wu e do Parque de Esculturas, o que facilita a localização dos entusiastas da arte, conforme descrito no site do Parque de Esculturas Wesenberg.

As ofertas de apoio à carreira de artistas internacionais, desenvolvidas pelo IGBK, mostram a importância do intercâmbio entre o cenário artístico local e internacional. Estas plataformas criam redes e acesso a novos mercados, ao mesmo tempo que promovem o diálogo criativo através das fronteiras nacionais. Então é hora de se deixar levar por esta cena artística dinâmica em Wesenberg!