Desapareceram os contentores de roupa usada: onde estão as roupas da região?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os contentores de roupa velha em Parchim estão a ser cada vez mais eliminados. Descubra mais sobre a coleta e descarte de roupas atuais.

Altkleidercontainer in Parchim fallen zunehmend weg. Informieren Sie sich über die aktuelle Sammlung und Entsorgung von Kleidung.
Os contentores de roupa velha em Parchim estão a ser cada vez mais eliminados. Descubra mais sobre a coleta e descarte de roupas atuais.

Desapareceram os contentores de roupa usada: onde estão as roupas da região?

O que acontece com todas as roupas velhas que guardamos no armário? Com a necessidade cada vez maior de espaço, muitos de nós nos deparamos com a decisão: jogar fora ou repassar? Cada vez mais pessoas estão revisando suas roupas para abrir espaço para algo novo. Mas a possibilidade de entregar roupas em contentores de roupas usadas está a tornar-se cada vez mais difícil. De novo Correio Uckermark Alegadamente, estes desapareceram quase completamente, especialmente em Sternberg e arredores. Dois contêineres foram recentemente retirados dos estacionamentos Edeka e Aldi. O último contentor restante, escondido atrás do edifício principal da Sternberger Wohnungsbaugesellschaft (Stewo), pertence à empresa Humana.

Mas onde vão realmente os têxteis doados? Humana separa as roupas doadas em uma instalação em Hoppegarten, perto de Berlim. Embora muitas das roupas recolhidas estejam em boas condições, muitas vezes são deitadas fora porque os contentores estão transbordando de lixo e roupas sujas. A situação também não é boa na DRK, porque já não montam contentores para roupas usadas. A razão? O lixo e os custos adicionais que lhe estão associados. As preocupações com a inutilização de roupas valiosas e bem conservadas são mais do que justificadas.

Diretivas da UE e a necessidade de reciclagem

Outro aspecto que afecta a situação é a introdução prevista de uma obrigação de recolha selectiva de resíduos, que entrará em vigor em 1 de Janeiro de 2025. Este novo regulamento faz parte da Directiva-Quadro Resíduos da UE, que se destina a promover a reciclagem de têxteis usados, mas também causa alguma confusão. De acordo com informações de ZDF hoje Na Alemanha, mais de um milhão de toneladas de têxteis velhos acabam em contentores todos os anos, sendo que apenas cerca de 50% das roupas recolhidas ainda são utilizáveis. Cerca de dez por cento deste vestuário vai para pessoas necessitadas, enquanto o resto é frequentemente comercializado fora da UE.

A taxa de reciclagem de têxteis na UE é atualmente de apenas 22%. As fibras mistas nos têxteis e a falta de regulamentações claras para o design ecológico tornam a reciclagem ainda mais difícil. Em contraste, a taxa de recolha na Alemanha está entre 50 e 65 por cento e é, portanto, um valor aceitável. No entanto, noutros países da UE, como a Letónia ou a Espanha, a situação é significativamente pior, com taxas de apenas 5 e 12 por cento, respetivamente.

Alternativas à coleção de roupas

Então, o que fazer com as roupas que não podem mais ser usadas? Roupas, sapatos, acessórios e têxteis-lar bem conservados e usáveis ​​são permitidos na coleção de roupas. O desafio continua a ser eliminar adequadamente as roupas partidas ou muito sujas: elas devem ser colocadas no lixo doméstico. Também existem alternativas para quem não pode ou não quer utilizar contentores: os centros de reciclagem em Brüel e Kobrow, bem como a loja de caridade DRK em Parchim oferecem opções para se desfazer de artigos que já não são necessários.

A Cruz Vermelha Alemã está empenhada em garantir que os têxteis danificados e inutilizáveis ​​não acabem inutilmente no lixo. Em vez disso, existe um caminho para a sociedade de gestão colectiva, onde são transformados em produtos como tapetes, capas de assentos de automóveis ou panos de limpeza. Além disso, cinco por cento das roupas recolhidas são disponibilizadas em campos centrais de ajuda humanitária. As receitas provenientes disto também beneficiam o trabalho com jovens e outros projetos sociais importantes, como Site DRK é anotado.

Com as mudanças que se avizinham e a crescente consciência da reciclagem e da reutilização, é altura de pensarmos no nosso comportamento de consumo. As roupas velhas no armário ainda podem ser valiosas no futuro se for garantido o correto descarte e reciclagem.