As cegonhas partem: esperança de uma viagem segura para o sul!
Desenvolvimentos atuais sobre a situação das cegonhas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: partidas, números de reprodução e medidas de proteção para 2025.

As cegonhas partem: esperança de uma viagem segura para o sul!
Chegou a hora da partida em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Depois de um ano reprodutivo nada ideal, as primeiras cegonhas-brancas dirigem-se para os seus quartéis de inverno. O protetor da cegonha Helmut Eggers, de Lübtheen, está de olho nos seus dois protegidos, que estão equipados com transmissores. Graças à situação de alta pressão que prevalece atualmente, as cegonhas têm condições ideais para planar para sul. Mas os especialistas temem que o ano de 2025 possa ficar na história como uma decepção.
Este ano, 103 pares de cegonhas foram criados na região de Altkreis Ludwigslust e no distrito de Neuhaus, dos quais 82 tiveram sucesso e criaram um total de 175 animais jovens. Embora estes números sejam comparáveis aos do ano anterior, o balanço global ainda é bastante preocupante. A seca da primavera fez-se sentir e fez com que muitas cegonhas regressassem demasiado cedo dos seus alojamentos de inverno. Encontrar comida foi difícil no início porque muitos deles não conseguiam encontrar comida suficiente.
Estatísticas do ninho pungente com luz e sombra
O número de casais reprodutores e de cegonhas emplumadas sofreu não só com as condições climáticas desfavoráveis, mas também com os perigos representados pelas infra-estruturas humanas. Na Europa Oriental, especialmente na Roménia e na Bulgária, muitas cegonhas são vítimas de linhas eléctricas de média tensão. Helmut Eggers está, portanto, planejando uma viagem para identificar fontes de perigo e trabalhar com os protetores locais das cegonhas. Ele quer chegar à Bulgária em dez dias.
Censo internacional da cegonha-branca
Embora o registo das cegonhas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental seja bastante cauteloso, há notícias encorajadoras a nível internacional. Os resultados do 8º Censo Internacional da Cegonha Branca já estão disponíveis em 40 dos 55 países participantes, incluindo a Alemanha. Os números preliminares mostram uma tendência positiva com um total de 330.000 casais reprodutores, com as avaliações noutros países a continuarem até 2025. Os resultados finais são esperados até ao outono de 2025 e os especialistas esperam que as tendências permaneçam positivas.
A cegonha-branca é um animal verdadeiramente adaptável que habita principalmente prados e pastagens húmidas. A população diminuiu acentuadamente no século XX devido a vários factores, mas os entusiastas dedicados das cegonhas contribuíram para o renascimento da população desde 2003. As medidas de protecção e apoio ainda são essenciais para garantir os sucessos das últimas décadas a longo prazo. Os voluntários monitorizam os locais de reprodução e anilham os filhotes para identificar ameaças em tempo útil - uma tarefa importante, uma vez que as colisões com linhas eléctricas aéreas continuam a ser um dos maiores perigos para as cegonhas.
A natureza mostra-se nos seus caprichos e, embora este ano não tenha sido o ano ideal para as cegonhas em MV, a um nível mais amplo há certamente esperança de um desenvolvimento positivo da população. Devemos continuar atentos às necessidades e à proteção destas majestosas aves.