Dominique Horwitz relembra a genialidade de Jacques Brel em Schwerin
Dominique Horwitz apresenta as canções de Jacques Brel em Schwerin no dia 6 de setembro. Bilhetes disponíveis a partir de 40 euros.

Dominique Horwitz relembra a genialidade de Jacques Brel em Schwerin
Quando se trata de canção francesa, não se pode ignorar Jacques Brel. Dominique Horwitz, ator e cantor veterano, preenche seus programas com músicas comoventes de Brel há mais de quatro décadas. Neste mês de setembro ele se apresentará no MV Festival em Schwerin, acompanhado por seu parceiro musical Andres Reukauf ao piano. O programa tem o título promissor“No universo da canção”. Nas suas performances, Horwitz oferece uma perspectiva pessoal sobre as obras intemporais deste grande cantor.
Horwitz, que “absorveu Brel com o leite materno” na infância, conta com uma apresentação reduzida em suas performances que impressiona pelas expressões faciais e gestos. Ele lembra que sua primeira apresentação com as Chansons de Brel aconteceu em Munique, em 1984, quando teve que contribuir para um festival de teatro. Desde então, ele interrompeu repetidamente suas noites de chanson para se concentrar em outros projetos de canto. “Essas pausas foram boas para o programa”, diz ele, descrevendo como as músicas amadureceram em silêncio. “Não é preciso apenas cantar as músicas de Brel, é preciso tocá-las também”, enfatiza, pois a fusão inseparável de música e letra foi o que fez de Brel um gênio. “Você não pode ouvir as músicas dele casualmente”, acrescenta Horwitz.
Aparição em Schwerin
No dia 6 de setembro, Horwitz estará no palco do cinema “Capitol” em Schwerin. Os preços dos ingressos variam entre 40 e 50 euros, e uma regra antiga diz que você conseguirá um bom negócio se comprar os ingressos com antecedência.
A canção francesa não é muito popular apenas na Alemanha. Uma série de concertos que foca na beleza deste gênero mostra o desenvolvimento da canção francesa ao longo dos anos. Dezanove músicos e cantores talentosos sobem ao palco numa homenagem a grandes nomes como Édith Piaf, Charles Aznavour e Jacques Brel. Os concertos, que acontecerão em cidades como Groningen e Amsterdã entre 2025 e 2026, prometem um toque nostálgico e romântico que conquistará o coração dos ouvintes.
Herança cultural da canção
A canção francesa é uma parte indispensável da herança cultural da França e é caracterizada por instrumentos versáteis, como acordeão e violinos de metais. A crescente popularidade do gênero recentemente se deve principalmente ao programa de TVCANÇÕES!que inspirou muitas pessoas. Marc Forno, ex-dançarino do Moulin Rouge, dirige e garante uma noite inesquecível.
Quer você seja um grande fã de chanson ou apenas queira mergulhar no mundo musical de Jacques Brel, a apresentação de Dominique Horwitz em Schwerin oferece a oportunidade perfeita. Com sua paixão e dedicação, ele levará o público a uma viagem emocionante pelas obras atemporais de Brel.