Interrupções significativas no tráfego ferroviário entre Berlim e Stralsund!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Pasewalk é afetado por mudanças de horário. Saiba mais sobre as interrupções no tráfego ferroviário em 16 de junho de 2025.

Pasewalk ist von Fahrplanänderungen betroffen. Informieren Sie sich über Beeinträchtigungen im Bahnverkehr am 16.06.2025.
Pasewalk é afetado por mudanças de horário. Saiba mais sobre as interrupções no tráfego ferroviário em 16 de junho de 2025.

Interrupções significativas no tráfego ferroviário entre Berlim e Stralsund!

Haverá interrupções visíveis no tráfego ferroviário entre Berlim e Stralsund hoje, 16 de junho de 2025. A razão para isso é uma caixa de sinalização com defeito, que está afetando significativamente os serviços da Deutsche Bahn. De acordo com [news.de](https://www.news.de/reisen-und-leben/858703954/deutsche-bahn-news-fuer-brandenburg-berlin-und-mecklenburg-vo rpommern-beeintraechtigungen-zwischen-berlin-und-stralsund-infos-ueber-aktuelle-db-melden-im-fernverkehr-fahrplan/1/), mais comboios opcionais são gravemente afetados, em particular a ligação ICE de Berlim, via Eberswalde, até à estância balnear de Binz, no Mar Báltico.

Paradas importantes como Bernau, Eberswalde e Greifswald poderiam ser omitidas, enquanto uma parada substituta foi criada em Neustrelitz. Os viajantes que dependem destas ligações devem informar-se sobre as alterações atuais antes da viagem, através do site da Deutsche Bahn ou do DB Navigator.

As interrupções são resolvidas, novos desafios permanecem

No entanto, o problema não se limita ao transporte de longa distância. Em Berlim, também ocorreram interrupções recentes em várias linhas centrais do S-Bahn, devido a uma caixa de sinalização defeituosa na estação Friedrichstrasse. Se o tráfego nas linhas afetadas - incluindo S3, S5, S7, S75 e S9 - estiver de volta ao normal, o reparo levou pelo menos três horas e meia, como relata [Tagesspiegel.de/berlin/defektes-stellwerk-an-der-friedrichstrasse-storungen-auf-der-berliner-stadtbahn-behoben-13839409.html].

Estes incidentes fazem parte de um problema maior na infraestrutura da Deutsche Bahn, que atingiu uma taxa crítica de pontualidade de cerca de 64% nos comboios de longa distância em 2023, irritando muitos viajantes. As razões para isto incluem estaleiros de construção, renovações e perturbações no sistema de controlo e segurança da ferrovia. De acordo com DB, 36% dos trens não chegaram a tempo.

Iniciativas para melhorar a pontualidade

Para tornar o tráfego ferroviário mais estável, a Deutsche Bahn lançou a iniciativa SB². Isto visa aumentar o desempenho através de projetos de construção modernizados e melhorias sistemáticas. Uma parte crucial desta estratégia é a introdução de uma abordagem de contentores que estabeleça prazos de construção vinculativos e antecipados para medidas de manutenção e investimentos. O planeamento a longo prazo deve garantir que os viajantes sejam informados em tempo útil sobre as alterações aos horários.

No entanto, os desafios estão longe de terminar. A Deutsche Bahn trabalha continuamente para melhorar os seus processos, colocando a qualidade e a pontualidade em primeiro lugar. Um dos focos é manter e otimizar o planejamento de implantação de pessoal, a fim de reduzir atrasos no futuro.

A situação actual mostra mais uma vez a importância de acompanhar a evolução do transporte ferroviário. Os viajantes devem estar sempre informados para planearem da melhor forma as suas viagens.