Interrupções significativas no tráfego ferroviário entre Berlim e Stralsund!
Pasewalk é afetado por mudanças de horário. Saiba mais sobre as interrupções no tráfego ferroviário em 16 de junho de 2025.

Interrupções significativas no tráfego ferroviário entre Berlim e Stralsund!
Haverá interrupções visíveis no tráfego ferroviário entre Berlim e Stralsund hoje, 16 de junho de 2025. A razão para isso é uma caixa de sinalização com defeito, que está afetando significativamente os serviços da Deutsche Bahn. De acordo com [news.de](https://www.news.de/reisen-und-leben/858703954/deutsche-bahn-news-fuer-brandenburg-berlin-und-mecklenburg-vo rpommern-beeintraechtigungen-zwischen-berlin-und-stralsund-infos-ueber-aktuelle-db-melden-im-fernverkehr-fahrplan/1/), mais comboios opcionais são gravemente afetados, em particular a ligação ICE de Berlim, via Eberswalde, até à estância balnear de Binz, no Mar Báltico.
Paradas importantes como Bernau, Eberswalde e Greifswald poderiam ser omitidas, enquanto uma parada substituta foi criada em Neustrelitz. Os viajantes que dependem destas ligações devem informar-se sobre as alterações atuais antes da viagem, através do site da Deutsche Bahn ou do DB Navigator.
As interrupções são resolvidas, novos desafios permanecem
No entanto, o problema não se limita ao transporte de longa distância. Em Berlim, também ocorreram interrupções recentes em várias linhas centrais do S-Bahn, devido a uma caixa de sinalização defeituosa na estação Friedrichstrasse. Se o tráfego nas linhas afetadas - incluindo S3, S5, S7, S75 e S9 - estiver de volta ao normal, o reparo levou pelo menos três horas e meia, como relata [Tagesspiegel.de/berlin/defektes-stellwerk-an-der-friedrichstrasse-storungen-auf-der-berliner-stadtbahn-behoben-13839409.html].
Estes incidentes fazem parte de um problema maior na infraestrutura da Deutsche Bahn, que atingiu uma taxa crítica de pontualidade de cerca de 64% nos comboios de longa distância em 2023, irritando muitos viajantes. As razões para isto incluem estaleiros de construção, renovações e perturbações no sistema de controlo e segurança da ferrovia. De acordo com DB, 36% dos trens não chegaram a tempo.
Iniciativas para melhorar a pontualidade
Para tornar o tráfego ferroviário mais estável, a Deutsche Bahn lançou a iniciativa SB². Isto visa aumentar o desempenho através de projetos de construção modernizados e melhorias sistemáticas. Uma parte crucial desta estratégia é a introdução de uma abordagem de contentores que estabeleça prazos de construção vinculativos e antecipados para medidas de manutenção e investimentos. O planeamento a longo prazo deve garantir que os viajantes sejam informados em tempo útil sobre as alterações aos horários.
No entanto, os desafios estão longe de terminar. A Deutsche Bahn trabalha continuamente para melhorar os seus processos, colocando a qualidade e a pontualidade em primeiro lugar. Um dos focos é manter e otimizar o planejamento de implantação de pessoal, a fim de reduzir atrasos no futuro.
A situação actual mostra mais uma vez a importância de acompanhar a evolução do transporte ferroviário. Os viajantes devem estar sempre informados para planearem da melhor forma as suas viagens.