O festival de pesca continua colorido: o plano da PETA está fazendo sucesso em Rostock!
Peta oferece 500 sushis veganos para o festival do peixe em Rostock, mas o festival continua diversificado. Celebrações de 20 a 22 de junho.

O festival de pesca continua colorido: o plano da PETA está fazendo sucesso em Rostock!
O festival de pesca em Rostock enfrenta um desafio emocionante. Em 14 de junho de 2025, a organização Peta ganhou fama ao apresentar uma oferta incomum: ofereceu a doação de 500 sushis veganos se o conhecido Fischerfest fosse renomeado como Vischerfest e o cardápio fosse alterado para comida puramente vegana. Mas esta oferta não foi bem recebida. O Correio do Norte relata que a Großmarkt Rostock GmbH, chefiada por Inga Knospe, rejeitou firmemente este pedido.
Knospe justificou a decisão sublinhando que a festa folclórica deve continuar a ser uma celebração para todos e deve reflectir a diversidade da oferta culinária. Knospe recebeu apoio de Julia Kristin Pittasch, presidente do FDP/Independentes na cidadania de Rostock. Pittasch lembrou que a Festa dos Pescadores é celebrada desde 1963 e que a tradicional ligação ao peixe e outras atrações não deve ser perdida. “Diversidade significa liberdade de escolha”, diz Pittasch.
As reações da população
Mas não foram apenas os organizadores que participaram ativamente da discussão. Um residente local expressou que a comida vegana não deveria ser forçada, mas sugeriu a criação de uma barraca com as ofertas da Peta - mas sem coerção. Isso mostra o quão diferenciadas são as opiniões da população. Com a campanha “Respeite o peixe, em vez de filetar”, a própria Peta pretende evitar a matança de peixe nas refeições e aponta alternativas veganas.
O 60º Festival de Pesca acontecerá no Schwanenteich de 20 a 22 de junho. O festival abre na sexta-feira, às 16h. com uma milha de revendedor e um programa de etapas variado. O sábado será comemorado como o dia da família, no qual haverá inúmeras atividades, bazar de bolos e apresentações noturnas, inclusive da “Banda Rena”. No último dia do festival, o evento começa às 11h com uma missa, seguida de uma programação colorida até as 16h.
A atual onda da moda
A procura de moda livre de crueldade aumenta continuamente e cada vez mais pessoas atribuem importância à responsabilidade social e ecológica. A Human Family oferece designs criativos e de alta qualidade e lançou recentemente uma nova coleção de inverno de moletons, moletons e mangas compridas. A loja online permite fazer compras em toda a Europa e promete que 10% do preço de venda será doado às encomendas - o cliente pode decidir por si a quem.
Nutrição vegana e seus desafios
Mas e a dieta vegana em geral? De acordo com o Sociedade Alemã de Nutrição Existem muitas opiniões diferentes sobre a dieta vegana. Por exemplo, embora a Academia de Nutrição e Dietética dos EUA considere que uma dieta vegana bem planeada é benéfica para todas as faixas etárias, algumas sociedades especializadas europeias recomendam prestar especial atenção à ingestão de vitamina B12 devido aos riscos de deficiência de nutrientes.
Existem também poucos estudos significativos sobre o fornecimento de nutrientes às pessoas veganas na Alemanha. É aconselhável assistência médica e aconselhamento nutricional qualificado para mulheres grávidas, lactantes, bebés, crianças e idosos. Em última análise, a nutrição vegana continua a ser um tema interessante que traz consigo oportunidades e desafios.
As próximas semanas mostrarão como o Fischerfest responde à discussão em curso sobre opções veganas e se outras alternativas culinárias podem ser adicionadas à oferta. A interação entre a tradição e as abordagens nutricionais modernas continuará a ser um tema de conversa na cidade hanseática.