Rostock está planejando uma nova área residencial – visão do futuro no Werftdreieck!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Rostock está planejando uma nova área residencial em Werftdreieck com 700 apartamentos e infraestrutura sustentável até 2035.

Rostock plant bis 2035 ein neues Wohnquartier am Werftdreieck mit 700 Wohnungen und nachhaltiger Infrastruktur.
Rostock está planejando uma nova área residencial em Werftdreieck com 700 apartamentos e infraestrutura sustentável até 2035.

Rostock está planejando uma nova área residencial – visão do futuro no Werftdreieck!

Grandes coisas estão acontecendo no Werftdreieck, no centro de Rostock! Numa área com cerca de dez campos de futebol está a ser construída uma nova zona residencial, que não só oferece espaço para cerca de 700 apartamentos, mas também se pretende tornar num verdadeiro bairro modelo para o Nordeste da Alemanha. Os cidadãos esperam há mais de 25 anos que este local historicamente contaminado, que serviu para construir aeronaves durante a era nazista e mais tarde pertenceu ao estaleiro Neptun, fosse novamente utilizado. Agora, a empresa municipal de habitação WIRO está a mostrar como pode ser a habitação moderna que cria um ambiente animado e acessível. Segundo nordkurier.de o investimento está estimado em mais de 200 milhões de euros, o que tem uma dimensão sem paralelo em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.

Uma característica proeminente do projeto é a infraestrutura planejada. Junto aos apartamentos existirá um amplo parque - com dois hectares - que inclui parques infantis e um curso de água. O Kayenmühlengraben está sendo renaturado e movido para a superfície. Dois parques de estacionamento, bem como lojas e restaurantes completam todo o projecto. O conceito de trânsito prevê um bairro quase sem carros, com veículos estacionados nas periferias em garagens. Isto não só deverá aumentar a qualidade de vida, mas também contribuir para a redução das emissões de CO2. Isto estabelece um foco claro em espaços verdes e energias renováveis, como enfatiza a Agência Federal do Meio Ambiente.

Uma área residencial animada está sendo criada

O plano de desenvolvimento do triângulo dos estaleiros foi aprovado pelos cidadãos de Rostock no verão de 2020, e o planejamento detalhado começou rapidamente. O projeto que define as características arquitetônicas básicas do novo bairro vem dos renomados arquitetos Albert Wimmer de Viena. Os cidadãos foram envolvidos desde o início da fase de planeamento - os seus desejos e necessidades foram incorporados no conceito através de eventos de discussão e passeios pelos bairros. Isto mostra que o desenvolvimento urbano tem ouvidos abertos para a população, como também pode ser encontrado em outros locais do Umweltbundesamt.

Antes que as coisas fiquem sérias, a licença de construção deve ser obtida para o primeiro dos cinco canteiros de obras. Estão previstos cinco edifícios residenciais com mais de 160 apartamentos, um edifício de escritórios e um estacionamento. A WIRO espera receber a aprovação para o planejamento de desenvolvimento na primavera de 2024, para que a construção possa começar este ano. No entanto, o progresso depende da evolução dos custos de construção e das taxas de juro, bem como do possível financiamento público, como revela a informação de wohnungssuche.wiro.de.

Um plano com previsão

Os desafios do desenvolvimento urbano não devem ser subestimados: é importante satisfazer as necessidades de habitação, promover condições de trabalho saudáveis ​​e, ao mesmo tempo, tomar medidas para proteger o ambiente e o clima. O distrito planeado deve combinar todos estes requisitos e ser concebido para ser preparado para o futuro. “O desenvolvimento de um assentamento vivo e habitável”, é a abordagem, moldará o caráter do distrito e dará aos residentes uma atitude completamente nova perante a vida. A visão é clara: um bairro compacto e de funções mistas que combina harmoniosamente a vegetação urbana e os espaços públicos abertos.

Globalmente, espera-se que este projecto redefina a construção habitacional em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Segundo estimativas, a construção levará até dez anos, mas a própria ideia de um centro de cidade moderno e animado em Werftdreieck já envia um forte sinal para o futuro de Rostock.