Rostock inicia campanha de cartazes: Prevenção de crises para todos os cidadãos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Rostock inicia campanha para aumentar a conscientização sobre a preparação para crises. A cidade fornece informações sobre medidas emergenciais e de autoproteção.

Rostock initiiert Kampagne zur Sensibilisierung für Krisenvorsorge. Die Stadt informiert über Notfallmaßnahmen und Selbstschutz.
Rostock inicia campanha para aumentar a conscientização sobre a preparação para crises. A cidade fornece informações sobre medidas emergenciais e de autoproteção.

Rostock inicia campanha de cartazes: Prevenção de crises para todos os cidadãos!

Hoje, 11 de setembro de 2025, Rostock está lançando as bases para uma campanha abrangente de sensibilização para a preparação para crises. A prefeitura lançou uma campanha de cartazes que mostra à população a importância de estar bem preparado em situações de crise. O Senador da Ordem, Dr. Chris, de Wrycz Rekowski, destaca a relevância da autopreparação, especialmente à luz de desafios como cortes de energia, inundações ou mesmo pandemias que podem ocorrer a qualquer momento. “Temos que estar preparados para o facto de que o Estado nem sempre pode apressar-se a ajudar rapidamente”, disse Rekowski.

As medidas para o autocuidado são diversas. Isto inclui, por exemplo, montar um armário de remédios, estocar alimentos e usar um rádio alimentado por bateria. Informações sobre estes temas podem ser encontradas na nova plataforma de informação www.rostock.de/bevoelkerungsschutz, que fornece dicas e conselhos sobre preparação para crises. Particularmente importante é a informação sobre a disponibilidade de água potável e pontos de encontro de emergência, bem como o atendimento em emergências onde o telefone não funciona.

Provisão para a vida cotidiana

Mas a que exatamente os cidadãos devem prestar atenção ao tomar precauções? Um recurso útil é o “Alarme de Desastre!” brochura, que oferece recomendações para diversas situações de emergência e aborda o planejamento pessoal de emergência. De acordo com isso Escritório Federal de Proteção Civil e Ajuda em Desastres Listas de verificação e guias individuais podem ajudar nas precauções pessoais. Ressalta-se também que todo estoque de alimentos deve ser adaptado às preferências pessoais e possíveis intolerâncias.

Um princípio que não se aplica apenas em Rostock, mas é recomendado por especialistas em todo o país, é: Procure ser autossuficiente durante pelo menos dez dias. É claro que um abastecimento para três dias é um componente importante da preparação para emergências. Afinal, numa emergência muitas vezes é difícil estar preparado a tempo.

Fortes juntos em situações de crise

A preparação para crises não é apenas um conceito teórico, mas afecta-nos directamente a todos. Quer se trate de eventos locais, como chuvas fortes ou cortes de energia, um pouco de previsão pode fazer uma grande diferença. O Portal para auto-serviço destaca a responsabilidade individual dos cidadãos e incentiva o planeamento precoce. Porque de que adianta toda a ajuda se não estivermos preparados para recebê-la?

Agora, mais do que nunca, é hora de agir e desenvolver uma estratégia pessoal de emergência. Em última análise, nós próprios somos os primeiros a responder numa situação de crise.