Rostock Wind 2025: Conferência sobre energia eólica e escassez de trabalhadores qualificados!
Em 8 de agosto de 2025, a Rostock Wind estará aberta a especialistas do setor como parte da Hanse Sail para discutir soluções para a escassez de trabalhadores qualificados.

Rostock Wind 2025: Conferência sobre energia eólica e escassez de trabalhadores qualificados!
Algo está acontecendo em Rostock! Em 8 de agosto de 2025, será inaugurada a 14ª edição do evento Rostock Wind no Scanhotels, anteriormente conhecido como Radisson Blu. Como parte do Hanse Sail, entusiastas da tecnologia, representantes empresariais e decisores políticos reúnem-se para discutir o futuro da energia eólica. A abertura será apresentada por Nina Scheer, porta-voz de política energética do grupo parlamentar do SPD. Um destaque será o painel de discussão sobre o tema “A energia eólica como motor de emprego”, no qual participarão personalidades de destaque, incluindo Bärbel Heidebroek, Presidente da Associação Federal de Energia Eólica, e Ines Jesse, Secretária de Estado do Ministério de Assuntos Econômicos, Infraestrutura, Turismo e Trabalho em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental.
O evento também oferece fóruns especializados em temas atuais como planejamento, financiamento, tecnologia e, principalmente, recrutamento. A indústria da energia eólica enfrenta um problema urgente: a escassez de trabalhadores qualificados. São necessárias soluções inovadoras para garantir a necessidade de trabalhadores qualificados, a fim de superar os desafios futuros. Os participantes também terão a oportunidade de trocar ideias sobre desenvolvimento de projetos, licenças e ferramentas digitais. Um evento de networking com um passeio noturno no Warnow garante um ambiente agradável com buffet e música ao vivo, enquanto os organizadores, eno energy GmbH, dão as boas-vindas aos convidados.
Escassez de mão de obra qualificada: um desafio para a transição energética
As preocupações com a escassez de trabalhadores qualificados não estão presentes apenas em Rostock. Segundo um estudo do Instituto Económico Alemão, a falta de trabalhadores qualificados poderá abrandar toda a transição energética na Alemanha. Há uma demanda crescente, especialmente nas indústrias solar e eólica. No primeiro semestre de 2023, já foram colocados 36 mil anúncios de emprego no setor solar, e o número de vagas na indústria eólica também está aumentando. Cerca de 130.000 pessoas na Alemanha trabalham atualmente na energia eólica – um número que poderia ser aumentado através de melhores condições de formação e de trabalho.
O DIHK alerta que as empresas temem que a lacuna de competências possa atrasar a transformação e que importantes objetivos de expansão no domínio das energias renováveis sejam apenas parcialmente alcançados. No entanto, existem muitas maneiras de preencher essas lacunas. As sugestões dos especialistas incluem a melhoria da formação profissional e a integração da sustentabilidade em todas as áreas de formação. Além disso, a compatibilidade entre família e trabalho deve ser mais promovida, a fim de manter não só os trabalhadores jovens, mas também os trabalhadores qualificados mais velhos, no mercado de trabalho.
O papel das oportunidades educacionais
Então, como pode o problema do trabalhador qualificado ser resolvido? Um maior investimento na formação e na educação continuada dos trabalhadores poderia lançar as bases para o aumento das qualificações. A orientação holística de carreira nas escolas seria um primeiro passo para despertar o interesse dos jovens em carreiras sustentáveis. As qualificações parciais para pessoas pouco qualificadas e a criação de qualificações adicionais interdisciplinares também fazem sentido para facilitar o acesso a profissões qualificadas.
Globalmente, o tempo é essencial, porque até 2035 poderá haver uma escassez de cerca de 560.000 trabalhadores em todos os setores em profissões relevantes, o que poria em perigo a força inovadora da Alemanha. A promoção de trabalhadores qualificados é um factor chave para desfossilizar o país e garantir a competitividade.
Um local para inovação, troca de conhecimento e networking será criado em Rostock no dia 8 de agosto de 2025. Fique ligado para saber mais sobre os desenvolvimentos emocionantes em torno da energia eólica e seus especialistas!